quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Curitiba sedia Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down


    Dino

Troca de experiências, aprendizado e os novos conhecimentos e pesquisas vão movimentar o VII Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down, que acontece na capital paranaense entre os dias 15 a 17 de outubro. A ampla programação, com palestras, sessões temáticas, painéis e workshops, segue a Convenção da ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante princípios constitucionais de igualdade, solidariedade e dignidade.
O evento, que está sendo realizado pela Associação Reviver Down e pelo Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR, terá participação efetiva de pessoas com síndrome de Down desde a recepção do Congresso, coordenando as conferências, palestras e mesas-redondas em 80% das atividades propostas. “Hoje trabalhamos para que os jovens sejam protagonistas e autodefensores da causa”, afirma Noemia da Silva Cavalheiro, assistente social do Ambulatório e presidente do VII Congresso Brasileiro de 

Síndrome de Down 
A programação paralela aborda a participação das pessoas com a síndrome no processo educacional regular, nas atividades de cultura e lazer e no mercado de trabalho. Com foco nas relações familiares, os encontros – IV Encontro de Irmãos Sobre Síndrome de Down, II Encontro Latino-Americano Sobre Síndrome de Down e I Encontro de Famílias Sobre Síndrome de Down – vão auxiliar na troca de experiências.

Cromossomo extra
A Síndrome de Down é uma alteração genética do cromossomo 21, que ocorre durante a divisão celular do embrião, que passa a ter 47 cromossomos em vez de 46, Também conhecida como Trissomia do Cromossomo 21, traz alterações nas características físicas, propensão a algumas doenças e deficiências intelectual e de aprendizado. “São pessoas com inteligência emocional, sensíveis às questões das pessoas. Muito amáveis.”, comenta Cavalheiro. 
A síndrome de Down é uma ocorrência genética comum e atinge hoje mais de 270 mil pessoas no Brasil.

Associação Reviver Down 
A Associação Reviver Down é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pais, pessoas com Síndrome de Down e profissionais interessados em melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para essa parcela da população. Em 1997, em conjunto com o Hospital de Clínicas de Curitiba, criou o primeiro ambulatório para atendimento clínico para pessoas com Síndrome de Down do Brasil e América Latina. 

Serviço:
15 a 17 de outubro de 2015 no Centro de Eventos Expo Unimed, Curitiba (PR)
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

Mais informações:
contato@down2015.com.br
www.down2015.com.br

Website: http://www.down2015.com.br

Nenhum comentário: