sábado, 9 de maio de 2015

Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos começam neste domingo (10)


Classificação

Quinta edição do evento começa neste domingo (10) e classificará quatro seleções do goalball para Jogos no Brasil, em 201
por Portal BrasilPublicado08/05/2015 19h10Última modificação08/05/2015 19h10
Foto: Divulgação/IBSA 2016 SeoulMascotes são símbolos de animais nativos e em ameaça de extinção na Coreia do Sul
Mascotes são símbolos de animais nativos e em ameaça de extinção na Coreia do Sul
O maior evento esportivo exclusivo para pessoas com deficiência visual da história está prestes a começar. O domingo (10) marcará a data da abertura dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). A competição será disputa em Seul, na Coreia do Sul, e vai até o dia 17 de maio. Em jogo estão quatro vagas do goalball para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
“Esperamos que os Jogos sejam uma oportunidade para chamar a atenção do público para o que os atletas com deficiência são capazes de fazer. Vamos trabalhar com o nosso melhor para tornar os Jogos um evento em que pessoas com e sem deficiência convivam em harmonia”, afirmou Sohn Byung-doo, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Mundiais da IBSA.
Cerca de 6.000 atletas de mais de 80 países competirão em nove esportes, seis deles do programa dos Jogos Paraolímpicos: atletismo, futebol de 5, goalball, judô, halterofilismo e natação, além de boliche, showdown e xadrez.
Para os atletas do goalball, os Jogos Mundiais da IBSA são especialmente valiosos. Afinal, as duas melhores seleções de cada torneio (masculino e feminino) garantem vaga para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e se juntam ao Brasil, à Finlândia, aos Estados Unidos, à Rússia e à Turquia, já garantidos na competição. As disputas do atletismo, da natação e do judô também valem para a contagem do ranking que distribuirá vagas para os Jogos Paraolímpicos.
Esta será a quinta edição do evento. A terceira, em 2007, foi realizada em São Paulo, quando a competição reuniu 1.700 atletas, de 61 países. A primeira edição aconteceu em 1998, em Madri. A segunda foi em Montreal, em 2003. Já a última edição, em 2011, foi disputada em Antalya, na Turquia.

Fonte:

Nenhum comentário: