quinta-feira, 30 de abril de 2015

MEMBROS DO COMITÊ CONSULTIVO DE ESPORTES SE REÚNEM EM PRIMEIRO ENCONTRO DO GRUPO

ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

NOTÍCIAS


 27/04/2015 - 21:47h - Atualizado em 28/04/2015 - 11:17h 
Iniciativa inédita da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude marca o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte fluminense


Membros do Comitê Consultivo de Esporte da Seelje no primeiro encontro / Fotos: Rogério Santana

A partir de uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), mais uma oportunidade surge para o fomento de políticas públicas esportivas para o Rio de Janeiro. A criação do Comitê Consultivo de Esportes teve seu primeiro encontro nesta segunda-feira (27/04), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Nomes importantes do desporto e paradesporto nacional, além de integrantes das Forças Armadas e representantes de entidades esportivas se reuniram para conhecer melhor quais são os planos e objetivos da Seelje para os próximos anos. De acordo com o secretário Marco Antônio Cabral, a reunião trata-se de mais uma frente da pasta e é fundamental para a elaboração do plano estratégico da Seelje.
- O grande diferencial desta gestão é olhar o esporte como política pública de médio a longo prazo para que possa nortear todo o trabalho da Secretaria até 2018. Por isso, uma das medidas é desenvolver o planejamento estratégico e este Comitê tem a função de nos ajudar com ideias e sugestões para que as metas estabelecidas sejam alcançadas e tenham êxito - salientou o secretário.

Uma das funções do Comitê será dar sugestões para a elaboração do plano estratégico da pasta

Medalhista olímpico e um dos nomes mais influentes do esporte no país, Lars Grael será o presidente do Comitê, que ainda terá como relatora Luiza Parente, ex-atleta olímpica.
- Todos aqui estarão trazendo opiniões para propor um plano estratégico para o esporte com sugestões e críticas. É democrático e transparente, pois em vez de ser uma política de gabinete, é uma política que consulta vários segmentos representativos do esporte. Vamos abordar, entre outras questões, a interiorização do esporte para os demais municípios. O objetivo é que daqui saia um plano diretor para o esporte do Rio de Janeiro – afirmou Lars Grael.
Seis pilares de atuação
Durante o encontro, foram apresentados os seis pilares que a Seelje já está atuando desde janeiro de 2015 – gestão e planejamento, equipamentos, fontes de recursos, programas da juventude, programas de esporte e relacionamento com a comunidade esportiva. Cada um deles têm metas estabelecidas que visam o crescimento paulatino até 2018. Um dos destaques é aumentar para 80% a captação de recursos federais, tais como o Programa Segundo Tempo, em execução desde março deste ano.




Participam do Comitê grandes nomes do desporto e paradesporto nacional, tais como Lars Grael, presidente do grupo


Outra ação importante é o estreitamento do diálogo com a comunidade esportiva fluminense por meio das federações estaduais e entidades esportivas. A criação de uma associação de federações foi pensada durante uma reunião entre as secretarias municipal do Rio e de estado para que a busca por INVESTIMENTOS e recursos para pagamento de taxas de arbitragem, por exemplo, seja facilitada.


Próximo encontro será na segunda quinzena de junho, quando os membros já trarão propostas para serem discutidas 

Neste primeiro encontro, os membros do Comitê presentes foram Lars Grael, Luiza Parente, Adriana Samuel, Carlos Lanceta, Rico de Souza, Bruno de Souza, General Brasil (Exército), Comandante Ayres (Marinha), Coronel Silva Júnior (Aeronáutica), Anderson Lopes, Andrew Parsons e Eduardo Cossenza, além dos subsecretários da Seelje, Rafael Farias, Cyro Delgado e Marcos Felipe e o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), José Cândido Muricy.

Nenhum comentário: