quinta-feira, 30 de abril de 2015

Angola: Portador de nanismo é exemplo de vida e superação


Luanda - O sub-director pedagógico do Centro de Reabilitação Profissional de Viana, do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, Napoleão Sebastião, é um deficiente portador de nanismo, uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, deixando a pessoa com uma estatura vinte por cento abaixo da média normal dos outros indivíduos da sua idade e raça, ou inferior à media da população em geral.

SUB-DIRECTOR PEDAGÓGICO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE VIANA, NAPOLEÃO SEBASTIÃO
FOTO: GASPAR DOS SANTOS
Os indivíduos vítimas desta doença são chamados de anões.
O Nanismo também pode ocorrer em animais, mas nos deteremos aqui a falar a respeito do Nanismo humano. Considera-se, pois, que um homem é anão quando mede até 1.45m e para uma mulher ser considerada anã ela deve medir até 1.40m.
Em declarações à Angop, Napoleão Sebastião conta como conseguiu vencer a discriminação no seio da sociedade. Durante os seus 61 anos de vida conseguiu ultrapassar muitas barreiras e dificuldades até conseguir alcançar um dos seus objectivos que é dirigir uma instituição de formação pública.  
Natural da província do Bengo, Napoleão Sebastião antes de vir à Luanda foi professor no município do Abriz, depois devido a situação de guerra que assolou o país foi obrigado a viajar para o exterior a procura de melhores condições de vida.
Nos anos de 1990 regressa ao país é e admitido no Centro de Formação Profissional de Viana como professor de braile e devido o seu desempenho é promovido para o cargo de sub-director pedagógico do centro.  
Casado e pai de quatro filhos, dos quais três também portadores de nanismo, Napoleão Sebastião recorda que quando iniciou as suas actividades, tanto académicas como profissionais sofreu muita discriminação.
“ Quando iniciei as minhas funções, tanto como estudante e docente sofri várias barreiras e fui ultrapassando-as lentamente até chegar aqui”, referiu.
De acordo com a fonte, a sociedade tem sempre discriminado pessoas com deficiência, relembrando que já sofreu muita discriminação e ainda continua a sofrer, porque nem todos encaram a pessoa com deficiência da mesma forma e maneira.
“ Nós não podemos nos entristecer, porque se pararmos e nos escondermos por causa da deficiência que temos o nosso futuro fica comprometido”, referiu.
Napoleão Sebastião é funcionário público nesta instituição, afecta ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), há mais de 20  anos e os colegas consideram-no  o  “pai da casa”.
O  chefe de Secção para área de Formação do Centro de Viana, Inocêncio Afonso, há 18 anos na instituição, ao referir-se sobre o relacionamento entre colegas e Napoleão Sebastião, realçou que nunca teve problemas com este.
 Inocêncio Afonso enalteceu a figura de Napoleão Sebastião como sendo um “chefe conselheiro, amigo e sobretudo um pai para todos os colegas e muito exigente quando se trata de trabalho”.

Nenhum comentário: