quarta-feira, 8 de abril de 2015

A genética do autismo e da inteligência


Autismo é um dos transtornos neuropsiquiátricos com uma carga genética mais elevada. Um estudo recente sugere que determinados genes associados ao risco de autismo estão associados com elevadas capacidades cognitivas na população em geral.
As pessoas com autismo apresentam dificuldades para se comunicar e se relacionar com as demais pessoas. No entanto, alguns aspectos da inteligência permanecem preservadas ou até incrementadas em alguns sujeitos. Recentemente, uma equipe internacional descobriu que uma variação genética que aumenta o risco de autismo está associada a uma melhor capacidade cognitiva em indivíduos não-autistas. Esses últimos apontam, em média, melhoria em testes cognitivos do que outros. Para o estudo, os pesquisadores analisaram o DNA de cerca de 10.000 escoceses.

HABILIDADES COGNITIVAS EM TRANSTORNOS AUTISTAS

Algumas pessoas com autismo apresentam uma inteligência não-verbal igual e até superior à média. É um tipo de inteligência que nos permite resolver problemas complexos usando habilidades visuais e de raciocínio que exigem pouco ou nenhum uso da linguagem falada. De acordo com os autores do estudo, os supostos genes do autismo revelam uma certa vantagem nas capacidades cognitivas de pessoas que não apresentam o transtorno. No entanto, apontam, o estudo confirma uma associação e não um vínculo causal.
“A medida que começamos a entender a maneira como as variantes genéticas associadas ao autismo afetam a função cerebral, talvez possamos compreender a natureza da inteligência autista”, explica Toni-Kim Clarke, da Universidade de Edimburgo e autor principal do trabalho.
Outra pesquisa revelou resultados semelhantes sobre a relação entre os genes ligados ao autismo e a inteligência. O estudo foi realizado na Austrália com 921 gêmeos adolescentes.

PAPER

T-K. Clarke, M. K. Lupton, A. M. Fernandez-Pujals, J. Starr, G. Davies, S. Cox, et al. Molecular Psychiatry. Common polygenic risk for autism spectrum disorder (ASD) is associated with cognitive ability in the general population. Nature. 2015.

FONTES

— , Autism Genes and Intelligence Link Found. The University of Edinburgh. 2015.
— , Genética del Autismo y la Inteligencia. Investigación y Ciencia. 2015.


Veja mais aqui http://climatologiageografica.com/a-genetica-do-autismo-e-da-inteligencia/#ixzz3WkmWzKxz

Nenhum comentário: