sábado, 11 de abril de 2015

5 dicas alimentares para diabéticos fisicamente ativos

Posted: 10 Apr 2015 08:22 AM PDT
http://wp.clicrbs.com.br/alongue-se/files/2013/09/Divulga%C3%A7%C3%A3o.jpg

A prática de exercícios deve ser realizada de três a cinco vezes na semana. Há restrição nos casos de hipoglicemia, de modo que pacientes não devem iniciar atividade física com a glicemia muito baixa, sob o risco de baixar ainda mais os níveis. Os pacientes devem privilegiar atividades físicas leves, pois quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes após o treino pode haver a hipoglicemia. Em todos os casos, os pacientes devem sempre combinar com seus médicos quais são as melhores opções, pois o tratamento do diabetes tem muitas peculiaridades individuais

A grande questão do diabético é acertar a quantidade e tipo de alimentação e a quantidade de insulina antes, durante e depois do treino.  Estudos recomendam que os portadores da doença pratiquem algum tipo de exercício aeróbico de três a quatro vezes por semana, com duração de 20 a 60 minutos, não devendo ultrapassar a intensidade de 85% do VO2max (volume máximo de oxigênio que o corpo é capaz de utilizar durante uma unidade de tempo). Porém, alguns cuidados em relação à alimentação devem ser tomados para que se aproveite todos os efeitos positivos da atividade física, sem riscos.
- A aferição dos níveis de glicose sanguínea antes do exercício é primordial, uma vez que é preciso ingerir carboidratos adicionais caso a glicemia esteja <110>250 mg/dL, recomenda-se suspender a atividade
No pré-treino, é importante a ingestão de alimentos fontes de carboidratos de baixo a médio indices glicêmicos. O índice glicêmico é responsável pelo tempo que a glicose do alimento leva para ficar disponível na corrente sanguínea. Recomendo o consumo de pães, cereais integrais ou frutas com farelos, que demoram mais tempo para serem digeridos, lançando lentamente a glicose na corrente sanguínea. 
Durante o exercício, as recomendações da American Diabetes Association para a a ingestão de carboidratos são as seguintes: 2 a 3 mg/kg/min de carboidrato para treinamentos leves e 5 a 6 mg/kg/min no caso de atividades extenuantes.
É importante evitar também a perda de água e eletrólitos durante a atividade física. A desidratação aumenta a fadiga e pode levar a uma redução de até 3% no peso corporal, o que é perigoso em pacientes diabéticos, por provocar uma pseudo-hiperglicemia e aumentar o risco de fenômenos trombóticos e episódios cardíacos
Atletas diabéticos também podem recorrer ao uso de SUPLEMENTOS. As bebidas esportivas, que contenham carboidratos a uma porção de 6% a 8 %, podem ser consumidas normalmente desde que, durante o exercício, a taxa de glicose esteja regulada.
O exercício físico regular é indicado para o controle de todos os tipos de diabetes. Então, pratique atividade física!
 
Posted: 10 Apr 2015 08:16 AM PDT
http://cdn2.dicasparaperderpeso.com.br/wp-content/uploads/2013/01/melhores-exercicios-para-diabeticos-620x413.jpg
Essa semana conversei com um amigo que corre e descobriu que a diabetes faz parte da sua vida. Sem saber muito, veio me perguntar se a diabetes é contra-indicação para a continuação dos treinos dele, que acontecem 5 vezes na semana.
A diabetes não é uma contra-indicação nem para a corrida nem para nenhum outro tipo de atividade física. Porém, achar a dosagem certa de insulina e a quantidade certa para alimentação ates e depois dos treinos (e provas) é necessária para não se ter nenhuma intercorrência. É importante evitar a perda de água e eletrólitos durante a atividade física. A desidratação aumenta a fadiga e pode levar a uma redução de até 3% no peso corporal, o que é perigoso em pacientes diabéticos, por provocar uma pseudo-hiperglicemia e aumentar o risco de fenômenos trombóticos e episódios cardíacos.
Após o treino, o consumo de carboidratos é  fundamental, para evitar a hipoglicemia e repor os estoques de glicogênio que foram utilizados durante a atividade. Além desse nutriente, alimentos proteicos são essenciais, uma vez que repõem a massa muscular degradada durante o treino, principalmente se este for uma associação entre exercício aeróbico e de força.
Profissional de Educação Física que sou, não tenho como precisar que tipo de alimentação específica pode ajudar esse ou aquele praticante pois cada um tem as suas características. Procurar um (a) nutricionista é um bom inicio para se tirar as dúvidas e caminhar para a a solução do problema.
O importante é saber que o exercício físico regular é indicado para o controle de todos os tipos de diabetes. Isso porque a atividade física promove uma série de adaptações no organismo que são benéficas aos diabéticos, como a diminuição da resistência à insulina, aumento da captação de glicose pelos músculos, melhora do perfil lipídico (diminuição do LDL e do triglicérides, aumento do HDL) e redução da pressão arterial.
Até a próxima! 
 

Nenhum comentário: