quinta-feira, 12 de março de 2015

Você Conhece o Power soccer ? Então Leia este Artigo !

Você Conhece o Power soccer ? Então Leia este Artigo !
Publicada em 12/03/2015
Você Conhece o Power soccer ? Então Leia este Artigo !
9

Quem disse que no país do futebol, os cadeirantes não podem participar deste esporte tão maravilhoso?!

As limitações não foram feitas para nos abater, acredito que limitações foram feitas para nos tornar mais fortes e decididos, é isso que o Power Soccer mostra!

O Power soccer (futebol de cadeiras de roda) é uma modalidade paradesportiva, também conhecida como powerchair footbol, este esporte poder ser realizado por mulheres e homens com algum tipo de deficiência física (paralisia cerebral, tetraplegia, distrofia muscular, entre outras), para todos aqueles que fazem uso da cadeira de rodas com motor. Oficialmente o Power soccer está presente em 15 países da América do Norte e Sul, Ásia, Europa e Oceania.

O Power soccer teve o seu início em 1970, simultaneamente na França e no Canadá. E depois ganhou o mundo e assim foi adquirindo diferentes estilos. E em 2005 foi criada oficialmente a Federação Internacional de Futebol de Cadeiras de Rodas a FIPFA, o que proporcionou em 2007 a realização da primeira copa do mundo do esporte, realizada em Tóquio no Japão, onde 8 países participaram deste evento.

Em 2007 a 2ªcopa do mundo de Power soccer aconteceu em Paris, na frança, ano passado aconteceu o primeiro mundial da - copa das Américas do esporte, que foi realizado no Rio de janeiro de 01 a 4 de maio  e a seleção brasileira de Power soccer participou desta competição, com mais 7 países.

Na América do sul o Brasil é pioneiro nesta modalidade, que é administrada pela Associação Brasileira de Futebol de Cadeira de Rodas a ABFC, que foi criada com a finalidade de desenvolver o esporte no Brasil e promover a inclusão de pessoas com deficiência física.

Atualmente o Power soccer é reconhecido pelo comitê paraolímpico internacional.  E tem a perspectiva que o Power soccer se torne uma modalidade na paraolimpíada e esteja no Rio de janeiro em 2016. Se isso realmente ocorrer, o Brasil participará em sua primeira vez, nessa modalidade em sua própria casa.

Como funciona o Power soccer?

O Power soccer é um esporte rápido, dinâmico, estimula o trabalho em equipe e, além disso, desenvolve habilidades esportivas que beneficiam a vida das pessoas com alguma deficiência física.

Os times:

As regras são bem simples: 2 times, com quatro jogadores de cada lado do campo, incluindo o goleiro.  As equipes podem ser unissex e sem limites de idade.

O campo

O campo tem as mesmas dimensões que uma quadra de basquete 14-18m por 25-30m. 2 cones representam o GOLS.

A bola:

A bola é do tamanho da força de vontade desses jogadores, ela tem 32,5 cm de diâmetro e é 1,5 vezes maior que a bola de futebol tradicional. Por aí você já imagina a garra desses atletas!

A partida:

A partida do jogo Power soccer acontece em 2 tempos, de 20 minutos cada.

A arbitragem:

Na arbitragem existe 1 juiz da partida e seus 2 assistentes, as regras são rígidas, quase iguais as do futebol tradicional. Com a modalidade, não existe facilidade e sim muita disposição e energia!

Os equipamentos:

As cadeiras de rodas têm uma proteção de ferro na frente, que é colocada antes de cada partida e também é de fácil remoção. As cadeiras são motorizadas e a velocidade máxima permitida durante a partida e de 10 kmpor hora, e o cadeirante tem que ter certa intimidade com sua cadeira, para poder ter a destreza necessária durante a partida.

Agora que já sabemos todo sobre o Power soccer e que no Brasil existe até uma seleção brasileira de futebol de cadeiras de rodas, não tem como negar que este esporte veio para agitar e reunir todas as pessoas com algum tipo de deficiência física, abrindo ainda mais a oportunidade no atletismo e na socialização de pessoas com deficiência física, o que mostra que todos têm grande potencial, basta ter força de vontade!

Nenhum comentário: