terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Porto Alegre lança programa de apoio a atletas paralímpicos


JOEL VARGAS/PMPA/JC
Atletas paralímpicos são contemplados com apoio da prefeitura
Atletas paralímpicos são contemplados com apoio da prefeitura
O prefeito José Fortunati participou na manhã desta sexta-feira (7), na sede do CIEE, em Porto Alegre, da cerimônia de apresentação do programa de incentivo a atletas paralímpicos, intitulada “Nós Somos Porto Alegre”.

O programa faz parte da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) para promover políticas públicas de inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência, através do esporte.

Ao total, 15 atletas foram selecionados para estimular àqueles com potencial paralímpico, numa ação que pretende apoiar atletas para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Os esportistas receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 1.000,00, cada um, durante o período de 10 meses, totalizando o investimento de R$ 150 mil. Os valores serão repassados mensalmente, por meio de convênio com as entidades que tiveram seus atletas contemplados.

“Entre os vários pilares que defendemos em nossa administração, destaco dois que estão presentes no programa: o incentivo ao esporte, como aprendizado e educação, e o respeito às diferenças, já que eu mesmo, com 1m98cm, por vezes me sinto discriminado pela minha altura”, explicou Fortunati. “Esta é uma contribuição simbólica da importância que damos à inclusão de todas as formas”, completou.

Confira a lista dos beneficiados

Pela Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs)

Luíza Guterres Oliano - judô com 17 anos, medalha de ouro no mundial de jovens pela Ibsa 2013, em Colorado Springs (EUA) e vice-campeão por equipes no mundial de judô para cegos de 2014, em Colorado Springs (EUA).

Matheus Baldin de Lucas - judô , 26 anos, medalha de bronze no Grand Prix Infraero de Judô para Cegos etapa final de 2013, em Natal/RN, e medalha de prata da categoria até 90 quilos no Parajirgs 2014, em Porto Alegre.

Wellman Klinger Josic Melo Brito - judô, 25 anos, medalha de ouro na categoria iniciante até 90 quilos no Gran Prix Internacional Infraero de Judô para Cegos de 2014, 1ª etapa, São Paulo/SP, e medalha de ouro na categoria até 90 quilos no Parajirgs 2014, em Porto Alegre.

Pela Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências do Estado do Rio Grande do Sul (Asasepode)


Geraldo Von Rosenthal - tiro - 39 anos - medalha de ouro individual (pistola sport) na Copa do Mundo em Bangkok/Tailândia (primeira medalha de ouro individual do tiro brasileiro  em uma etapa de campeonato mundia,2013) - medalha de bronze por equipe (pistola sport 25m) na Copa do Mundo em Bangkok - 2013 - campeão brasileiro e do ranking nacional nas três modalidades de pistola, nos anos de 2013 e 2014.

Jovane Silva Guissone - esgrima – 29 anos, participa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Esgrima –   conquistou a primeira medalha internacional do Brasil na esgrima em cadeira de rodas. Ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres – atleta da seleção brasileira – melhor esgrimista brasileiro no ranking mundial. Terceiro lugar na prova de espada (categoria b) na Copa do Mundo da Iwas (Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados), que acontece em Montreal, no Canadá.

Mônica da Silva Santos - esgrima – 31 anos,  terceiro lugar em florete no regional das américas, 2011- conquistou todas as competições nacionais na arma florete (oito medalhas de ouro consecutivas) - faz parte da seleção brasileira desde 2012.

Vanderson Luiz da Silva Chaves - esgrima – 20 anos – primeiro lugar na 1ª Copa Brasil na categoria por equipes, 2013 – primeiro lugar na 2ª Copa Brasil na categoria por equipes, 2013, e primeiro lugar no Campeonato Brasileiro por equipes, em 2013.

Pelo Iate Clube Guaíba

Rafael Ferreira Corrêa - vela adaptada – 29 anos - detentor de quatro títulos regionais e um nacional - campeão na classe 2.4, filiado ao Comitê Paralímpico Brasileiro e a entidade internacional Ifds. Campeão gaúcho em 2011, 2012, 2013 e 2014. Campeão brasileiro em 2013. Vice campeão brasileiro em 2011 e 2014.

Pelo RS Paradesporto

Adna Lima da Rosa - natação - 14 anos - aluna do projeto Escola Paralímpica Gaúcha, onde faz aulas de natação paralímpica, dança inclusiva e iniciação ao paradesporto. Adna iniciou os treinos em 2014 e se destacou entre os alunos e disputará as competições rumo às paralimpíadas escolares em 2015 e Rio 2016.

Altemir Luís de Oliveira - atletismo - 40 anos - recordista brasileiro nos 800 metros rasos na corrida em cadeira de rodas. Está em treinamento para vencer os tempos novamente e participar das Paralimpíadas no Rio, em 2016

Aser Mateus de Almeida Ramos – atletismo - 22 anos - começou a competir oficialmente em 2014 e logo sagrou-se vice campeão brasileiro de salto em distância. Aser tem um talento nato e está em pleno treinamento rumo às Paralimpíadas de 2016. Além disso, também trabalha na entidade, no setor administrativo.

Bruna Andeglini Giacomin - atletismo - 13 anos, é aluna do projeto Escola Paralímpica Gaúcha e se destaca no projeto desde 2012. Já participou do Paracergs e está se preparando para as Paralimpíadas Escolares, no final do ano, na modalidade de atletismo, prova de corrida em cadeira de rodas.

Ronaldo Germano – atletismo - 40 anos - fundador e vice-presidente da RS Paradesporto, conhecido no mundo paraolímpico pelos inúmeros campeonatos nacionais de basquete em cadeira de rodas e atletismo.

Vanessa Molon - natação - 23 anos - descobriu seu talento esportivo em 2013 e é destaque na natação desde a primeira competição. Atualmente, está entre as cinco melhores do Brasil e também faz triatlon.

Vitor Hugo Eloy - basquete em cadeira de rodas – 28 anos - formado na base da RS Paradesporto. O atleta já representou a Seleção Brasileira, competiu por times de Santa Catarina e retornou em 2014 para o clube do coração.

Nenhum comentário: