terça-feira, 21 de outubro de 2014

Rio abre prazo de matrícula para a rede municipal

EDUCAÇÃO ESPECIAL - RJ -Rio abre prazo de matrícula para a rede municipal

Por - Marcela Canéro - marcela.canero@folhadirigida.com.br
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realiza, a partir desta terça-feira, dia 21, a matrícula de alunos para Educação Especial no ano letivo de 2015. A inscrição deverá ser feita pela internet na página da matrícula digital do município. Os alunos com deficiência que já estudam nas escolas da prefeitura terão a matrícula renovada automaticamente.
 
O responsável que deseja matricular seu filho ou realizar a transferência de escolas precisa preencher um cadastro no site até o dia 31 de outubro. Para quem não tem acesso à internet, a secretaria disponibiliza polos de acesso para a realização da inscrição. Os polos de atendimento funcionarão das 8h às 16h em diversas escolas. Os endereços podem ser consultados na FOLHA DIRIGIDA Online.
 
No ato do preenchimento do cadastro, o responsável deverá selecionar até cinco escolas para a matrícula do estudante. É importante ter em mãos o endereço completo - incluindo CEP - e os documentos do aluno e do responsável legal. Na inscrição será informado ainda, o endereço no qual o aluno precisará comparecer para a avaliação com a área especializada em Educação Especial da Prefeitura.Nessa avaliação, será realizado o encaminhamento escolar para a unidade mais adequada.
 
Segundo informativo divulgado à imprensa pela Secretaria Municipal de Educação, caso o aluno possua algum laudo médico, é importante apresentar esse documento durante a avaliação. Ainda segundo o informativo da Secretaria, os pais podem optar pelo ingresso do aluno em classes comuns, em classes de escolas especiais, como também pela opção do atendimento itinerante domiciliar. Os pais definirão a forma de atendimento das crianças após uma reunião com especialistas do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA). Nos próximos dias, a Secretaria de Educação deve divulgar as datas para pré-matrícula nas demais turmas.
 
Serviço
www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. 

Nenhum comentário: