quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Exposição no RS leva público à rotina esportiva dos atletas paralímpicos


Em um shopping de Porto Alegre, Ricardinho, da seleção de futebol de cinco, mostra detalhes de alguns esportes que estarão nos Jogos do Rio em 2016

Por Porto Alegre
Sétimo lugar no quadro geral de medalhas das Paralimpíadas de Londres, em 2012 (21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes), o Brasil pensa alto para os Jogos do Rio, em 2016. No entanto, mais do que projetar medalhas e títulos, alguns atletas paralímpicos brasileiros querem mostrar uma nova face aos "normais", no que se refere à sua vida particular e esportiva, mostrando as dificuldades e lutas para alcançar o sucesso. Por isso, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) montou a exposição "Experimentando Diferenças" em um shopping de Porto Alegre para levar ao público alguns esportes como futebol de cinco (para atletas com deficiência visual), ciclismo paralímpico, entre outros (assista ao vídeo).
- A gente fala das regras e explica, porque muitos não têm o conhecimento ainda. Portanto, é interessante, já que o público às vezes não vai até o esporte, então o esporte vai até o público - comentou o jogador da seleção brasileira de futebol de cinco Ricardinho.
Acostumado a perceber diariamente as reações das pessoas ao perceberem sua deficiência visual, Ricardinho explica que o importante da exposição é justamente mostrar ao público a necessidade de uma inserção plena dentro da sociedade, de forma independente.
- As pessoas passam a enxergar a pessoa com deficiência com outros olhos. Não mais como aquela pessoa coitada, limitada, mas sim, como uma pessoa super independente, que tem seu espaço também e está inserido na sociedade de forma boa - disse o jogador de futebol de cinco.
Exposição Porto Alegre Paralímpicos  (Foto: Reprodução SporTV)Exposição em Porto Alegre mostra realidade de diversos esportes paralímpicos (Foto: Reprodução SporTV)
Exposição Porto Alegre Paralímpicos (Foto: Reprodução SporTV)Ricardinho (à esquerda) mostra bola com guizos usada no futebol de cinco (Foto: Reprodução SporTV)

Nenhum comentário: