sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Temporada 2013 apresenta saldo positivo para os esportes paralímpicos do Brasil

Temporada 2013 apresenta saldo positivo para os esportes paralímpicos do Brasil

Nos Mundiais de atletismo e natação, atletas do país conquistaram 66 medalhas no total
25/12/2013 16:00 - Atualizado em 25/12/2013 16:00
Por ahe!
RIO
Daniel Dias se tornou o primeiro brasileiro a ganhar por duas vezes o Prêmio Laureus - Vanderlei Almeida/AFPA temporada do paradesporto brasileiro começou com uma glória internacional e seguiu apresentando outras conquistas importantes durante 2013. No início de março, o nadador Daniel Dias se tornou o primeiro atleta do país a ganhar por duas vezes o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. E, nas principais competições do ano, no Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Lyon, na França, e no Mundial de Natação, em Montreal, no Canadá, o Brasil faturou 66 medalhas no total.

No Stade du Rhône, localizado no Parc Parilly, no arredores de Lyon, o Brasil terminou em terceiro lugar na classificação geral. Dos 35 atletas da delegação brasileira, 24 conquistaram medalhas, o que representa o total de 68% do grupo de competidores. De quebra, eles ainda bateram três recordes mundiais, oito do campeonato e um nacional. Além dos pódios esperados de nomes consagrados como Terezinha Guilhermina (três ouros), Alan Fonteles (três ouros) e Yohansson Nascimento (um ouro, uma prata e um bronze), talentos já consolidados renasceram e outros surgiram.

Veja mais: Brasil se despede do Mundial de Atletismo com um bronze e resultado histórico

Lucas Prado e Odair Santos superaram graves lesões que os incomodaram em Londres e voltaram a exibir bons resultados. O velocista Lucas, prata nas Paralímpiadas do ano passado, conseguiu voltar a vencer e levou dois ouros. Já o fundista Odair se consagrou, com três primeiros lugares. Representando a nova geração, a paulista Verônica Hipólito, de apenas 17 anos, foi praticamente impecável no primeiro mundial da carreira. Ela conquistou um ouro nos 200m e uma prata nos 100m.

Veja mais: Daniel Dias vibra com Laureus e diz: 'Mostramos que não somos só futebol'

Nas piscinas canadenses, os atletas do país subiram ao pódio 26 vezes. Foram 11 medalhas de ouro, nove de prata e seis de bronze. Daniel Dias, que faturou o Laureus após derrotar o ex-piloto italiano de Fórmula-1 Alex Zanardi (ciclismo), a namibiana Johanna Benson (atletismo), o canadense Patrick Anderson (basquete) e o britânico David Weir (corrida de cadeira de rodas), foi o maior vencedor do Brasil em Montreal, com seis ouros, além de duas pratas.

- Ficamos exatamente onde planejamos terminar esta competição, nos mantendo entre as principais forças da natação mundial. O que mostra que continuamos seguindo o nosso planejamento rumo ao Jogos de 2016 - disse o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, que foi eleito, em novembro, vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para o ciclo 2013/2017.

Daniel Dias e Susana Schnarndorf vencem eleição do CPB


Na premiação doméstica, no início de dezembro, os nadadores Daniel Dias e Susana Schnarndorf foram eleitos os Melhores Atletas de 2013. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do Prêmio Paralímpicos, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio.

Na categoria masculina concorreram ao prêmio Alan Fonteles, campeão dos 100m, 200m e 400m no Mundial de atletismo de Lyon na classe T43; Odair dos Santos (T11), ouro nos 800m, 1.500m e 5.000m também no Mundial da França; e o vencedor Daniel Dias (S5).

Veja mais: Daniel Dias e Susana Schnarndorf são eleitos os melhores de 2013

Entre as mulheres, disputaram o troféu Terezinha Guilhermina, ouro nos 100m, 200m e 400m em Lyon-2013 (T11), a jovem velocista Verônica Hipólito (T38), estreante e campeã em Lyon-2013 nos 200m e prata nos 100m, e a nadadora Susana Schnarndorf, ouro nos 100m peito (SB6) e bronze nos 400m livre (S6). A performance de Verônica Hipólito em sua estreia no Mundial de Atletismo de Lyon (ouro nos 200 metros e prata nos 100 metros) rendeu a ela o título de Atleta Revelação.

Veja mais:
Com 26 medalhas, Brasil encerra participação no Mundial de Natação em sexto
Presidente do CPB é eleito vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional
Musa da natação participa de desfile de moda inclusiva usando lingerie

Nenhum comentário: