sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Publicação explica direitos das pessoas com deficiência para crianças

Publicação explica direitos das pessoas com deficiência para crianças

quinta-feira, dezembro 5, 2013
Ilustração de carta simbolizando o e-mail. Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive
Vários kits da publicação, atados por uma fita azul.Foi lançada ontem, no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, a coleção “Todos podemos… É disso que se trata”, uma parceria da Rio Inclui com o UNICEF. Estas publicações são uma versão traduzida da coleção “It’s About Ability” de autoria da UNICEF e da Fundação Victor Pineda, que explicam a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU para crianças.
O objetivo da publicação é divulgar e conscientizar a sociedade, particularmente crianças e adolescentes, sobre os direitos humanos relativos às pessoas com deficiência.
Além do livro voltado para o público infanto-juvenil, foi também desenvolvido um guia de aprendizagem com orientações para educadores sobre como abordar questões relativas à deficiência com as crianças. Segundo Isabel Meneses, da RIOinclui, a versão brasileira foi adaptada à nossa realidade e validada por especialistas envolvidos com a temática da deficiência.
A coordenadora do escritório do UNICEF no Rio, Luciana Phebo, destacou a importância de superarmos as desigualdades que afetam a vida desses meninos e meninas.
O livro será distribuído em escolas da rede pública e particular, visando mudar paradigmas nas concepções, atitudes e abordagens em relação às pessoas com deficiência.
Trechos da publicação:
“As diferenças entre as pessoas do nosso mundo são um tesouro a ser valorizado e partilhado por todos. ” Victor Pineda
O que você pode fazer?
É importante mudar atitudes e regras para que as crianças com deficiência possam ir à escola, brincar e participar de atividades que toda criança quer participar. A sua escola inclui as crianças com deficiência nas aulas e em todas as outras atividades? Os seus professores ouvem e respondem aos estudantes com deficiência Existe uma rampa, um intérprete de língua de sinais ou recursos de tecnologia assistiva? Ótimo! Então sua escola trata as crianças com deficiência de maneira justa, dando a elas uma chance igual de aprender.
Mais informações sobre as publicações podem ser obtidas na RIOinclui
Tel – 21 2976-9164
E-mail – rioinclui@rioinclui.org.br
http://www.rioinclui.org.br
http://www.unicef.org.br/
Fonte – Inclusive

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