segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Herói paralímpico tem que se arrastar para ir ao banheiro na própria casa


Herói paralímpico tem que se arrastar para ir ao banheiro na própria casa



David Weir vive em uma moradia social na Inglaterra que não está adaptada às suas necessidades Foto: Getty Images
David Weir vive em uma moradia social na Inglaterra que não está adaptada às suas necessidades
Foto: Getty Images

Dono de seis medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos, o britânico David Weir não conseguiu o direito de ter uma casa social minimamente adaptada às suas necessidades especiais. Nesta terça-feira, a família do atleta desabafou contra a prefeitura da cidade inglesa Rondshaw, que se recusa a instalar um banheiro no andar térreo da residência, forçando que o multicampeão tenha que se arrastar por uma escadaria para conseguir ir ao banheiro.
Weir, 34 anos, nasceu com uma deficiência na coluna vertebral e não possui o movimento das pernas. O atleta compete em provas de velocidade para cadeirantes e, na carreira, conquistou dez medalhas em Jogos Paralímpicos entre Atenas 2004 e Londres 2012 – seis delas de ouro.
“Ele é um herói nacional, mas não consegue encontrar uma casa decente. Ninguém está ajudando”, disparou Jacqueline, mãe de Weir, em entrevista ao jornal The Sun. A noiva do atleta, Emily Thorne, endossou as críticas. “Não estamos pedindo uma mansão. Só queremos uma casa com três quartos e um banheiro no piso térreo”, declarou.
A preocupação da família é que, com o envelhecimento, Weir sofra com algum problema mais grave nos ombros por causa do esforço que o atleta precisa fazer para se deslocar dentro de casa. A prefeitura de Rondshaw se recusou a comentar o caso.

Nenhum comentário: