quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2013 COMEÇA COM CERIMONIA PARA 3 MIL PESSOAS E MUITA ANIMAÇÃO EM SÃO PAULO

PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2013 COMEÇA COM CERIMONIA PARA 3 MIL PESSOAS E MUITA ANIMAÇÃO EM SÃO PAULO

 25/11/2013 - 22:02h - Atualizado em 25/11/2013 - 22:59h 
Equipe do Rio de Janeiro busca o tetra campeonato da competição, que pela primeira vez terá um time estrangeiro na disputa

 
Delegação do Rio de Janeiro no Parque Anhembi, em São Paulo - Foto Marcelo Santos

A maior competição paralímpica entre atletas com idade escolar do mundo, a Paralimpíadas Escolares 2013, teve seu início na tarde desta segunda-feira (25/11), no Parque Anhembi, em São Paulo. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte (ME), o evento reunirá 27 equipes de todo o Brasil e uma do Reino Unido, na disputa de 10 modalidades esportivas. O time do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e a Associação Zico Fazendo a Diferença enviou 116 atletas para a competição e a busca do tetra campeonato é o principal objetivo da delegação.


Durante a cerimonia de abertura, três atletas do Rio foram responsáveis por carregar a bandeira do Estado. A responsabilidade de representar o atual campeão das Paralimpíadas Escolares, coube a Ana Carolina Lopes, da natação, Tamna Damasceno da Costa, atleta da bocha, e Gyan Sebastião, do tênis de mesa.

Tamna Damasceno da Costa, atleta da bocha


- É muito bom descobrir que todos nós que temos deficiência física não precisamos ficar presos dentro de casa. É muito bom sair e curtir esses momentos. Principalmente para que seja possível percebermos os limites de cada um e onde cada um pode superar esses limites - comentou Gyan, que em três participações nas Paralimpíadas Escolares, conquistou duas medalhas de prata e uma de ouro, no tênis de mesa.


A cerimônia de abertura contou com cerca de 3 mil participantes, entre atletas, treinadores e acompanhantes. Entre eles, dois campeões paralímpicos em Londres 2012, Daniel Dias e Alan Fonteles, que lembraram da importância da determinação na busca pelos sonhos.
  

- Eu espero que cada um aqui realizem os seus sonhos e nunca pensem que não podem e não conseguem. Eles devem sempre acreditar na força que eles possuem. Eu mesmo comecei dessa forma. Se eu sou um atleta campeão hoje foi pela minha força de vontade e minha determinação - comentou o atleta mais rápido do planeta, medalha de ouro nos 100 metros rasos, em Londres 2012, e dono do recorde mundial da categoria.


As Paralimpíadas Escolares são voltadas para estudantes com idades entre 12 e 20 anos, que possuam deficiência física, visual ou intelectual e que praticam atividades esportivas. A competição, que será disputada entre os dias 26 e 29 de novembro, foi criada com o objetivo de educar o jovem através do esporte escolar, difundindo e reforçando a construção de valores da cidadania e promovendo a socialização entre eles. A importância de momentos como esse fica evidente nas palavras de Ledilce do Nascimento Da Costa, mãe da jovem Tamna Nascimento, tricampeã das Paralimpíadas Escolares (2010, 2011, 2012) e representante da delegação na cerimonia de abertura dos jogos.


- O sentimento é de realização. Ver minha filha feliz e sendo homenageada no meio de tantos atletas de todo Brasil é incrível. Isso faz a gente acreditar ainda mais que nossos filhos são atletas importantes. Isso não tem preço. As vezes temos interrogações sem respostas, mas em eventos como esse percebemos que a Tamna desenvolve como pessoa, desenvolve o intelecto e isso só me faz feliz. É o máximo - celebrou a mãe, radiante e cheia de orgulho de sua filha, que apesar da paralisia cerebral, não desanimou e hoje faz parte da seleção brasileira principal de bocha.


- Em um país muito grande como o nosso é muito fácil de encontrar talentos. E um evento como esse serve para isso. Tenho certeza que já em 2016 teremos alguns desses jovens lá nos jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro - garantiu Daniel Dias, nadador brasileiro, dono de quatro medalhas (três de ouro) no mundial de natação e nove medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008.


Neste ano, pela primeira vez, todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, terão representantes em todas as modalidades (atletismo, natação, bocha, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, vôlei sentado e judô). Outra novidade dessa edição é a presença de atletas estrangeiros no evento. Vinte e dois esportistas do Reino Unido vão competir nas modalidades bocha, futebol de 7, goalball e natação.


Alan Fonteles, campeão paralímpico nos 200m das Paraolimpíadas de Londres (2012)

 

As Paralimpíadas Escolares ainda terão a visita do garoto inglês Rio Woolf, 5 anos. Ele teve a perna direita amputada e ficou famoso em julho deste ano, durante o Mundial de Atletismo, em Lyon, ao aparecer em fotos nas redes sociais declarando toda sua admiração pelo brasileiro Alan Fonteles.


Serviço:

Paralimpíadas Escolares

Data: 26 a 29 de novembro

Modalidades: Futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e natação

Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar (Cruzeiro do Sul, 548, Canindé)

Modalidades: Bocha, judô, tênis de mesa e voleibol sentado

Local: Palácio das Convenções no Parque Anhembi (Prof. Milton Rodrigues, 100, Parque Anhembi)

Modalidade: Atletismo

Local: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361; entrada pela Av. Marechal Estênio Albuquerque de Lima)

Nenhum comentário: