sábado, 30 de novembro de 2013

DEDICAÇÃO, FORÇA DE VONTADE E SUPERAÇÃO MARCAM O XIII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA

DEDICAÇÃO, FORÇA DE VONTADE E SUPERAÇÃO MARCAM O XIII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA

 28/11/2013 - 19:02h - Atualizado em 29/11/2013 - 14:33h 
Apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte, o evento reúne atletas de diversas escolas do estado

XIII Jogos Especiais da Mangueira reúnem atletas com deficiência de 40 instituições do estado/ Foto: Eliane Carvalho


Uma deficiência psicomotora ou a impossibilidade de andar ou de ver não se transformaram em obstáculo para impedir a vontade de vencer de pessoas que, através do esporte, encontraram um novo sentido para a vida. Foi o que pôde se ver, nesta quinta-feira (28/11), na abertura dos XIII Jogos Especiais da Mangueira, competição que, com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte, pretende resgatar a alegria de muitos jovens portadores de deficiência.


Realizado na Vila Olímpica da Mangueira, Zona Norte do Rio, os jogos contam com provas de atletismo, que incluem arremesso de pelota, salto em distância e corrida; vôlei especial; natação; e futebol. Os Jogos Especiais reúnem 3.000 atletas de 40 instituições do estado.


João Vitor de Jesus, a professora Norma Vieira, e Gabriel Oliveira são parte da equipe da Escola Arthur da Távola/ Foto: Eliane Carvalho


Com 10 anos de idade, João Vitor de Jesus foi um dos competidores da natação. Ele garantiu, já no primeiro dia, o terceiro lugar no pódio. Participando dos Jogos pela primeira vez, o pequeno nadador falou dos sonhos para a carreira.



- É a primeira vez que participo e já ganhei medalha de bronze. Fui muito bem, né? Quando crescer, quero ser descobridor de ossos de dinossauro e paleontólogo. Mas, também vou ser um grande nadador. Nada de Cesar Cielo, vou ser famoso pelo meu nome: João Vitor, o “JA” – disse o jovem representante da Vila Olímpica Arthur da Távola, de Vila Isabel. João tem hiperatividade e baixa visão.



Coordenadora da escola de Vila Isabel, Norma Vieira mostrou-se emocionada durante a competição e falou da importância de eventos direcionados para jovens especiais.


- Participar dos Jogos Especiais da Mangueira é especial para nós também. Em um dia, vemos que conseguimos transmitir tudo o que precisávamos para eles: ensinamentos de equipe, de superação, de cidadania, civilidade – declarou a professora.


Andrea Silva tem deficiência intelectual e ganhou medalha de ouro na prova de corrida/ Foto: Eliane Carvalho


Medalha de ouro na prova de corrida e com um sorriso estampado no rosto, Andrea da Silva acredita que o esporte pode dar um novo rumo à vida dos jovens com deficiência.


- Participei pela primeira vez da competição. Me diverti e ganhei o primeiro lugar. O esporte está mudando minha vida em casa, com minha família. Estou treinando para ser corredora de verdade. E o melhor de tudo: estou fazendo amigos – revelou a jovem de 21 anos que veio de Pedra de Guaratiba para participar dos Jogos. Andrea tem deficiência intelectual e representou a Escola Débora Mendes de Moraes.


Ao lado de Andrea estava sua mãe, Judite Silva dos Santos, que, apesar do cansaço da viagem, contou estar muito feliz pela conquista da filha.


- Acordei às 5h da manhã para acompanhá-la. Estou cansada, mas sei que é importante para ela. Vejo a alegria estampada em seus olhos, e isso compensa tudo. É um momento especial. Ela só fica em casa. Aqui ela interage com outras pessoas e faz novas amizades. Se ela está feliz, também estou – orgulhou-se.


Foto: Eliane Carvalho


Com dois dias de competições, os Jogos Especiais da Mangueira acontecem nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/11), das 8h às 17h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 - São Francisco Xavier). 
  • FOTOS

  • _MG_1742.jpg
    10 fotos | 29/11/2013

    XIII Jogos Especiais da Mangueira

Nenhum comentário: