sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brasil: Pais devem atentar para problemas de visão das crianças desde pequenas

Brasil: Pais devem atentar para problemas de visão das crianças desde pequenas

  
 por Norberto Sousa
Cerca de cem mil crianças no Brasil possuem algum tipo de deficiência visualFoto: Ricardo Chaves / Agencia RBS
Com preocupações como alimentação, horas de sono e disposição física das crianças, os pais, muitas vezes esquecem de um aspecto importante sobre a saúde dos filhos: a visão.
Segundo estudo da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), cem mil crianças no Brasil possuem algum tipo de deficiência visual.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologista, Marcus Sáfady, alerta que o acompanhamento médico é muito importante para detectar tais doenças. Por isso, é necessário fazer uma consulta ao oftalmologista desde pequeno, por volta dos quatro anos de idade, pois a detecção precoce dos problemas permite um tratamento mais eficaz.
O médico ressalta, também, que os responsáveis precisam observar e ficar atentos a sintomas e sinais que podem ser causados por distúrbios de visão, como miopia e hipermetropia. Para detectar a primeira, que consiste na dificuldade de enxergar o que está longe, pode-se observar se a criança sente alguma dificuldade ao copiar o que está escrito no quadro, tem o hábito de semicerrar os olhos para assistir televisão ou se aproxima exageradamente um livro do rosto para conseguir realizar a leitura.
Já na hipermetropia — em que os objetos perto dos olhos ficam desfocados — deve-se atentar para dificuldades em ler ou escrever no caderno escolar, piscar várias vezes até conseguir identificar corretamente uma palavra, ou dores de cabeça frequentes.
— Após os quatro anos, é importante analisar se existe alguma queixa por parte da criança. Essa simples ação de prevenção é importante para evitar problemas futuros, como a deficiência escolar — conclui Sáfady.

Nenhum comentário: