segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PORTUGAL - Multibanco atrapalha anões

Encontro em Lisboa reuniu pessoas de reduzida estatura de Portugal e Espanha
COMENTÁRIO MAIS VOTADO
"Sou baixinho e o que me atrapalha nas caixas multibanco é não ter lá dinheiro nenhum. "
jose oliveira
28 Outubro 2013
Lisboa: congresso internacional de nanismo


Medem menos de 1,40 metros, estatura que dificulta nas tarefas do dia a dia.
Por:João Saramago

São 500 as pessoas de estatura reduzida (menos de 1,40 metros) em Portugal. Vítimas de nanismo – um conjunto de patologias resultantes de uma condição genética – os anões procuram "ganhar espaço na sociedade" e por isso realizaram ontem o primeiro congresso internacional, em Lisboa, que juntou portugueses e espanhóis.
Para Maria do Céu Seabra, coordenadora do núcleo de nanismo da Raríssimas, associação de doenças raras, o encontro "procura dar maior visibilidade às pessoas de estatura reduzida". A psicóloga entende que "a aparência física dos anões causa alguma retração na sociedade".
Por sua vez, a bióloga Carolina Lemos referiu que as barreiras arquitetónicas, como a altura dos multibancos, ou os degraus, são dificuldades no dia a dia.
Em casas, porém, as barreiras são mais fáceis de ultrapassar. Segundo Rosa Barradas, o filho Gonçalo, de cinco anos, "adaptou-se bem, sem necessidade de fazer qualquer alteração". Sem conhecimento de anões na família, a mãe lembra que "no início foi um choque".
  • Corrigir
  • Feedback
  • PARTILHAR      

Nenhum comentário: