quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ONU emite nota com recomendações para atendimento de pessoas com deficiência em situações de emergência

ONU emite nota com recomendações para atendimento de pessoas com deficiência em situações de emergência

Estatísticas mostram que a taxa de fatalidade para pessoas com deficiência é duas vezes superior à das pessoas sem deficiência em situações de emergências
ONU coloca a pessoa com deficiência como foco entre prioridades
Para marcar o Dia Internacional para a Redução de Desastres, celebrado em outubro de cada ano, a Organização Mundial da Saúde, a CBM, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Organização Internacional para a Migração, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Escritório das Nações Unidas para a Redução dos Riscos de Desastres e seus parceiros estão publicando uma Nota de Orientação para destacar as necessidades das pessoas com deficiência antes, durante e depois de emergências.
Pessoas com deficiência são desproporcionalmente afetadas em emergências e vivenciam taxas particularmente altas de mortalidade nestes contextos. As emergências podem aumentar a vulnerabilidade e também criar uma nova geração de pessoas com deficiência devido a lesões, cuidados médicos e cirúrgicos de má qualidade, problemas psicológicos e de saúde mental induzidos por situações de emergência e colapsos na infraestrutura de apoio.
Pessoas com deficiência também podem enfrentar maior dificuldade para acessar alimentos, abrigos, instalações sanitárias e serviços de atendimento médico em situações de emergência.
Após um terremoto seguido de tsunami no Japão, em 2011, as estatísticas mostram que a taxa de fatalidade para pessoas com deficiência é duas vezes superior à das pessoas sem deficiência. Estimativas de alguns países sugerem que até um quarto de todas as deficiências podem ser associadas à violência e lesões. Estima-se que para cada criança morta como resultado de conflitos violentos, três são feridas e passam a viver com deficiência permanente.
Nota de Orientação sobre Deficiência e Gerenciamento de Risco de Emergências para a Saúde aponta as ações necessárias na área da saúde para assegurar que tanto os suportes regulares quanto os específicos à deficiência estejam disponíveis e acessíveis para as pessoas com deficiência antes, durante e depois de emergências.
A Nota descreve as etapas mínimas que as instituições na área da saúde, entre outras, devem cumprir para garantir que o suporte específico esteja disponível para as pessoas com deficiência e que a deficiência esteja inclusa no desenvolvimento e implementação de ações de saúde em todos os contextos de emergência.
A OMS quer assegurar a disseminação e implementação efetivas da Nota de Orientação por meio de suas respectivas organizações e redes e participará, com parceiros, dos eventos do Dia Internacional para a Redução de Desastres, em Nova York, essa semana, e está realizando as ações necessárias para assegurar a inclusão da deficiência no apoio da OMS às avaliações de risco, capacitações, respostas a emergências e atividades de recuperação em âmbito  nacional. Da mesma forma, as instituições relacionadas à deficiência estão trabalhando para integrar o gerenciamento de riscos de emergências nas políticas e práticas na área.
Os Estados Membros solicitaram à OMS o desenvolvimento de um plano de ação global sobre a deficiência que tenha como foco os papéis dos países, da OMS e de outros atores para melhorar a saúde das pessoas com deficiência. A OMS garantirá que o plano inclua ações para o fortalecimento do gerenciamento de riscos de emergência de acordo com a Nota de Orientação.
SERVIÇO
A íntegra original da Nota de Orientação pode ser encontrada no seguinte link, apenas em inglês: http://www.who.int/hac/techguidance/preparedness/disability 
Para contatar a OMS sobre a nota e outras atividades para fortalecer o tema e o gerenciamento de riscos de emergência para a saúde:  Alana Officer (officera@who.intou Jonathan Abrahams (abrahamsj@who.intpara mais informações.

Nenhum comentário: