quarta-feira, 26 de junho de 2013

Esporte promove inclusão de pessoas com deficiência -SMPD



Programa usa atividades lúdicas na reabilitação de crianças e jovens

19/06/2013  » Autor: Portal da Prefeitura

 Mais de mil crianças e jovens são atendidas atualmente no Núcleo de Atividades Esportivas, Artísticas e Culturais da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), que usa atividades lúdicas como ferramentas no processo de inclusão social e cultural. O programa atende 1.110 pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual, entre elas 160 crianças em creches inclusiva, e tem como foco promover a qualidade de vida por intermédio da arte e da prática de esporte.
A partir do exercício e da vivência das modalidades esportivas nos núcleos é possível, além de descobrir talentos, incentivar pessoas com deficiência a desenvolver aptidão para o esporte paralímpico. Este trabalho acontece em seis centros de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), localizados em Vila Isabel, Campo Grande, Centro, São Conrado, Irajá e Santa Cruz.
Os atendimentos estão voltados para o desenvolvimento de equilíbrio, força, agilidade e velocidade. São oferecidas atividades como teatro, dança, ginásticas artística e rítmica, judô, capoeira, boxe, basquete, vôlei, futebol e natação. Os usuários são avaliados pelo desenvolvimento de suas habilidades motoras.
Thaisa Carvalho Alves, 9 anos, tem síndrome de Down, é atendida na unidade de Campo Grande desde os três meses e já dá seus passinhos na aula de dança. A mãe da pequena dançarina, Maria Katia Oliveira, relata que o acompanhamento que a filha recebe ali foi e ainda é vital para seu desenvolvimento:
- Desde os três meses a minha filha recebe atendimento aqui e isso fez toda a diferença no desenvolvimento dela, seja no convívio social como no aprendizado. Eu conheço outras crianças com a mesma deficiência, que não tiveram a oportunidade de ter esse atendimento, e vejo a diferença.
Enquanto Thaisa fazia aula de dança, o professor Rodrigo de Souza Santana explicou que este tipo de expressão possibilita o aprimoramento da coordenação motora e da condição cognitiva. Mas, segundo ele, o ganho mais significativo é o da inserção social, já que durante as aulas os alunos interagem uns com os outros:
- O trabalho realizado aqui é voltado para a reabilitação de crianças e jovens com deficiência. No caso da aula de dança, estimulamos a coordenação motora tanto no que diz respeito à parte sensorial quanto à descoberta de novas possibilidades de movimentos.

O núcleo de Campo Grande, na Zona Oeste, conta com uma equipe formada por quatro professores de educação física e um de dança, que realizam atividade de capoeira, judô, bocha adaptada e dança. Aproximadamente 130 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, são atendidos de segunda a sexta-feira na unidade, que também tem uma creche onde desde pequenos as crianças aprendem a conviver com as diferenças.
Para a professora Daniele Cardoso, que dá aulas de dança para crianças com comprometimento mental, o afeto é a grande ferramenta desse trabalho, em que cada dia é um novo desafio:
- É uma experiência muito enriquecedora para mim. Cada um deles tem as suas limitações e o meu trabalho é justamente oferecer recursos para que eles dancem e superem seus limites juntos.

Metodologia
No projeto, são exploradas as potencialidades de cada indivíduo nas mais diversas modalidades desportivas, levando-se em conta manter o interesse e desenvolvimento do usuário. Caso seja observado algum talento, ele deverá ser estimulado a continuar praticando a atividade para que tenha a possibilidade de, posteriormente, integrar-se a alguma equipe de alto rendimento.
Os atendimentos são caracterizados por intervenções em grupo, buscando a coletividade, a convivência e a troca de experiências entre os próprios usuários, favorecendo o relacionamento.No caso de atendimentos para crianças com ou sem deficiência que fazem parte da creche inclusiva, o intuito é estimular o processo de desenvolvimento e integração.
As atividades são oferecidas de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h, e as aula têm duração de 50 minutos. Cada usuário pode se inscrever em até três atividades dentro do programa.

Os pais de crianças com deficiência devem procurar a unidade mais próxima com documentos pessoais, da criança e do responsável, comprovante de residência e laudo médico.
O Núcleo de Atividades Esportivas, Artísticas e Culturais funciona nos Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), nos bairros de Vila Isabel (Rua Correia de Oliveira, nº21), Campo Grande (Rua Carlos Boisson, s/nº) , Santa Cruz, ( Rua Felipe Cardoso s/n), São Conrado, (Avenida Niemeyer, nº 776) e Irajá (Avenida Monsenhor Félix, nº 512), e no Centro Integrado da pessoa com deficiência (Ciad), que fica na Avenida Presidente Vargas nº 1997.
Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência podem ser obtidas pelo telefone: 2224-1300.

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