quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação física adaptada em universidades públicas paulistas

Pautas | UNESP | 21/05/2013 12:03:57 | 42 Acessos
Livro estuda implicações curriculares e formação profissional          
O e-book 'A educação física adaptada: implicações curriculares e formação profissional' procura levantar como a disciplina Educação Física Adaptada está sendo hoje ministrada nos cursos de licenciatura e de graduação de Educação Física em universidades públicas do Estado de São Paulo. O trabalho parte do princípio de que a crescente inserção das pessoas com deficiência nos diversos contextos sociais - inclusive o educacional - está a exigir também dos professores e profissionais dessa área um contato mais elaborado com esse segmento da população.

Alexandre Janotta Drigo e Cláudio Silvério da Silva investigam, à base principalmente de entrevistas, como se estrutura a disciplina nos currículos universitários, no que tange à futura intervenção profissional do formando no universo constituído pelos deficientes físicos. Também averiguam se a Educação Física Adaptada interage com outras disciplinas ou está isolada nos currículos, além dos possíveis efeitos desta inter-relação sobre a formação dos alunos.

A pesquisa constata que existe uma nítida preocupação entre os professores da disciplina com a necessidade de preparar os alunos - futuros profissionais - para atuar com público de perfil diversificado. Por isto, os autores sugerem que talvez fosse preciso desenvolver também conteúdos práticos em estágios supervisionados de cursos de formação e pós-graduação, semelhantes à residência médica.
O livro integra a Coleção Propg Digital, parceria entre a Editora Unesp e a pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp e sai com o selo Cultura Acadêmica, braço editorial da Universidade.
Download gratuito do livro
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=288
Ouça entrevista com Alexandre Janotta Drigo
http://podcast.unesp.br/perfil-11042013-alexandre-janotta-drigo-entrevista-1712
Os autores
Cláudio Silvério da Silva é mestre em Ciências da Motricidade Humana pela Unesp de Rio Claro e tem experiência em Educação Física. Alexandre Janotta Drigo é bacharel em Ciências Biológicas pela Unesp e doutor em Educação Física pela Unicamp.
Compartilhar

Nenhum comentário: