quinta-feira, 21 de março de 2013

AUTISMO - CURSO ONLINE - 40 HS


Wanya Leite - Vila Isabel /RJ
Mãe de Yago, 11 anos que está autista e de Vinícius, 9 anos que tem dislexia.
Fundadora do GBPAA - Grupo Bate Papo Amigos de Autistas e AAPA - Associação de Apoio a Pessoa Autista.
Ex Presidente e atual conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu - COMUDE

"A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar."
Eugênio Cunha - Autismo e Inclusão - Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 
 

Assunto: [educautismo] CURSO video on line 40hrs

Universo Autista
30/03/13

Conteúdo:

Modúlo 1
Inclusão Escolar de Crianças com Autismo
•    Desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado
•    Avaliação
•    Produção de material adaptado
•    Execução do plano
•    Verificação constante do aluno e do plano
•    Como lidar com problemas de comportamento na escola
•    Permanecer em sala de aula
•    Birras e comportamentos disruptivos
•    Atividades em grupo
Construção de Pré-Requisitos para o Comportamento Verbal
•    Quais são os pré-requisitos para o Comportamento Verbal;
•    Como aplicar os programas básicos iniciais
•    Tentativa Discreta (teoria e treino prático).
•    Registro e Avaliação do desempenho do estudante.
Comportamento Verbal Inicial
•    Definição de Comportamento Verbal;
•    Os Diferentes operantes verbais
•    Repertório de Falante e Ouvinte.
•    Ensinando os primeiros operantes verbais;
•    Estratégias lúdicas para ensinar Comportamento Verbal. 
Comportamento Verbal Integrado
•    Integrando os Repertórios de Falante e Ouvinte;
•    Tornando o Comportamento Verbal flexível
•    Sistema de Matriz.
•    Ensinando preposições.

Módulo 2

Adequação de comportamentos-problema, Atividades da vida
diária e Estratégias de ensino da linguagem para crianças no 
espectro autista e desordens correlatas. 

Conteúdo:

Conceitos Básicos:

*O que é comportamento
*O problema de dar atenção ao comportamento inadequado
*Como o ambiente controla o comportamento

Comportamentos-Problema:

*Existe comportamento doente?
*O que são comportamentos-problema
*Formas de analisar comportamento-problema
*Lidando com comportamentos mantidos por atenção
*Uso de estratégias de ensino de linguagem alternativa
*Lidando com comportamentos de fugir de tarefas
*Lidando com comportamentos de auto-estimulação
*Lidando com problemas de alimentação

Atividades de Vida Diária :

*Criando uma rotina
*Histórias sociais como recurso para ensinar rotinas 
*Divisão das tarefas em pequenos passos
*Ensinando os passos de trás para frente
*Banho, escovar os dentes, vestir-se
*Treino de toalete

Módulo 3

Reforçador - garantindo a motivação da criança
Modelagem - ensino gradual
Esquemas de Reforçamento
Controle de Estímulos - apresentando ensino corretamente

PRINCÍPIOS DE ENSINO
Uma nova forma de encarar o ensino
Descrição dos princípios de ensino
Protocolo de correção de erros

TENTATIVA DISCRETA
O que é – 
Os 3 componentes da tentativa discreta
Passos detalhados do ensino em tentativa discreta
Exemplos de tarefas de ensino

Técnicas de Registro e Tabulação de dados

TREINO PRÁTICO DE TENTATIVA DISCRETA
Aplicando ensino
Resolvendo problemas durante o ensino


PARA ADQUIRIR CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/shop/product_info.php?products_id=216

Ministrado pelo doutorando da USP
Robson Brino 
Psicólogo comportamental
Terapeuta ABA


Herika Camargo
Enviado via iPhone

Nenhum comentário: