sábado, 15 de dezembro de 2012

Software Participar – desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa de jovens e adultos com deficiência intelectual


Software Participar – desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa de jovens e adultos com deficiência intelectual

O “Software Participar”, foi desenvolvido para ajudar na alfabetização e comunicação alternativa (redes sociais) de jovens e adultos com deficiência intelectual.
A ferramenta, única do gênero no Brasil, foi pensada e desenvolvida dentro da UnB por professor e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio pedagógico especializado da Secretaria de Educação do GDF.
Os vídeos (mais de 600) inseridos no software são de qualidade tal, que possam ser executados em computadores de escolas simples, localizadas nas mais distantes cidades, visto que muitos deles são antigos e com configurações defasadas.
O projeto foi totalmente construído sem financiamento, mas com a boa vontade e dedicação de muitos. Como o software é pioneiro, o aperfeiçoamento dele deverá acontecer à medida que, com seu uso, necessidades forem identificadas.
Existem ainda projetos em desenvolvimento no campo da profissionalização de deficientes intelectuais adultos, que necessitam de financiamento para sua finalização.
Encaminho em anexo mais informações sobre o software e link no youtube que pode esclarecer melhor o trabalho realizado.
O que é?
É um software educacional de apoio a alfabetização e comunicação alternativa de jovens e adultos com deficiência intelectual. É um projeto pioneiro e inovador no Brasil, no campo de inclusão digital e cidadania, já que o foco é especializado somente esse público-alvo.
Objetivo:
Servir como ferramenta de apoio a professores atuantes no processo de alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. A metal final é que o educando passe a ser capaz de comunicar-se por meio de computadores, sendo foco as redes sociais (comunicação alternativa).
Público-alvo:
Jovens e adultos com deficiência intelectual em processo de alfabetização, bem como professores desse ramo.
Equipe de trabalho:
Orientador: professor Wilson Henrique Veneziano (Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília)
Programadores: Renato Domingues Silva e Tiago Galvão Mascarenhas Freire (alunos do curso de Computação – Licenciatura da UnB). Foi um trabalho de conclusão de curso.
Consultora pedagógica: pedagoga e psicóloga Maraísa Helena Borges Estevão Pereira (Federação Nacional das Apaes).
Produtora dos vídeos: UnBTV (direção, gravação e edição), sob a responsabilidade de Neuza Meller com apoio técnico da produtora Konim Comunicação.
Benefícios para a sociedade:
- Software de uso gratuito nas escolas públicas e Apaes.
Único software educacional de apoio à alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual em língua portuguesa, gratuito e focado nesse público.
Características gerais:
 - Desenvolvido com base em requisitos educacionais do público-alvo, não em adaptações feitas para outros tipos de educandos;
- Testado e validado em caso real de uso por professores especializados em alfabetização de adultos com deficiência intelectual, bem como por educandos com diversas patologias no campo da deficiência intelectual;
- Está em uso experimental na Apae-DF e em escola pública e especializada mantida pelo Governo do Distrito Federal;
- Os recursos multimídia são focados neste público-alvo (não é infantilizado);
- Há recursos motivacionais e de interatividade com o professor e o educando;
- Estão presentes elementos que favorecem que o educando identifique-se com o software;
- Permite que seja agregado às demais ferramentas pedagógicas já em uso por professores especializados;
- Contém orientações ao professor;
- Pode ser utilizado em computadores modestos;
- É compatível com sistemas Windows e Linux;
- Produzido com ferramentas de código livre ou open-source;
- Direitos autorais registrados em nome da Fundação Universidade de Brasília.

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