quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Atleta de Tiro com Arco da Andef, Márcio Barbosa é eleito melhor da modalidade em 2012 no Prêmio Paralímpicos


Atleta de Tiro com Arco da Andef, Márcio Barbosa é eleito melhor da modalidade em 2012 no Prêmio Paralímpicos

Marcio Barbosa com o troféu

Por Danielle Lima (danielle@andef.org.br) com informações do CPB (www.cpb.org.br)


Ao longo de seus meros 25 anos de idade Marcio Barbosa jamais poderia imaginar que a sua vida fosse mudar tanto – e para melhor – em tão pouco tempo. Em 2009, após um acidente de carro, sofreu uma lesão na coluna que lhe trouxe sequelas no movimento das pernas. Alguns meses depois, iniciou o seu processo de reabilitação na Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) frequentando as sessões de fisioterapia e as aulas de condicionamento físico e de natação. Mas, foi com arco e flechas em punho que se consagrou o melhor atleta de Tiro com Arco no Prêmio Paralímpicos 2012. A entrega do troféu foi nesta quarta-feira, 19/12, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Marcio Barbosa
Sede dos próximos Jogos Paralímpicos, a cidade foi escolhida para encerrar o ciclo Pequim 2008 – Londres 2012 e abrir o novo Londres 2012 – Rio 2016. A festa contou com a atriz Daniele Suzuki e o cantor Gabriel “o Pensador” como mestres de cerimônia, e com presenças ilustres como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; a secretária Linamara Battistella, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e dos Jogos Rio 2016, Carlos Nuzman; presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, entre outros.
“O Brasil ser sétima potência do mundo é uma grande conquista em qualquer área. Isso mostra que o esporte paralímpico brasileiro não é mais uma nação emergente. Estamos inseridos entre os maiores. Não fechamos o ano com chave de ouro, mas o ciclo. A segunda edição do Prêmio mostra que o paradesporto brasileiro ganhou maturidade e relevância graças aos atletas que nós temos”, exaltou Andrew Parsons, presidente do CPB.
Escolhido para o Prêmio Personalidade Paralímpica, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou as vitórias do Brasil em 2012. “Nossos atletas representam disciplina, vitória do nosso povo e do nosso País. Sou ministro do Estado do Esporte, servidor público, brasileiro e em nome da sociedade brasileira tento fazer o que está ao alcance para que vocês tenham o melhor. Contem conosco, contem sempre”, disse.

2012 foi um ano curto para tantas vitórias
Marcio Barbosa já está se acostumando com o lugar mais alto do pódio. Nesse ano, o jovem cearense levou duas medalhas de ouro: uma no Campeonato Brasileiro e outra na Copa Brasil, ambas na classe ARST. O arqueiro também foi campeão carioca deixando para trás o terceiro lugar alcançado em 2011. Dono dos recordes brasileiros nas provas em que compete (556 pontos no indoor e 1.169 nooutdoor), o arqueiro está de olho em 2016. Em 2013, pretende participar de alguma competição internacional para que possa entrar no ranking internacional e disputar com os melhores do mundo uma vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio.
* Danielle Lima com informações do CPB

Nenhum comentário: