domingo, 22 de julho de 2012

Deficientes Intelectuais disputarão as Paraolimpíadas de Londres

O Comitê Paraolímpico Internacional voltou a aceitar atletas com deficiência intelectual em suas competições. Fora desde os Jogos Paraolímpicos de 2000, em Sidney, quando a IPC alegou não haver instrumentos para qualificar a deficiência dos atletas, os deficientes intelectuais estão de volta aos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, porém, poderão disputar apenas quatro modalidades: Atletismo, Natação, Remo e Tênis de Mesa.

Juliano Miranda e Iliane Faust exibem, orgulhosos, as medalhas.


Iliane Faust e Juliano Miranda retornaram quinta-feira a Francisco Beltrão, depois de conquistar uma medalha de ouro e uma de bronze no Parapan-Americano de Guadalajara, no México. Os dois competem no tênis de mesa para deficientes intelectuais e, depois de diversas medalhas em competições nacionais, trazem mais essa conquista para Francisco Beltrão e para o Brasil.

Com o ouro, Iliane se classificou para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012. Já Juliano deve ficar fora da competição, mas como tem apenas 20 anos é uma das esperanças de medalha para a competição em 2016, no Rio de Janeiro.
Com essa mudança a delegação brasileira terá dois ótimos paratletas em Londres: Lucas Maciel, do Guarujá em São Paulo e Iliane Faust, de Francisco Beltrão no Paraná, ambos do tênis de mesa. Lucas Maciel não perde uma partida há 17 anos, inclusive contra mesatenistas que não possuem deficiência e coleciona uma série de títulos e conquistas pessoais.

Lucas Maciel luta contra as adversidades desde o primeiro dia de vida, sua mãe biológica o entregou a Pastoral da Saúde assim que ele nasceu, e logo depois acabou adotado por sua mãe de criação mesmo após de diagnosticado como portador de Deficiência Intelectual.

Lucas sofreu uma série de preconceitos, principalmente na escola, e não conseguiu ser alfabetizado. “Ele sofreu todo tipo de preconceito, por ser negro, pobre e principalmente portador de deficiência. Cheguei a ouvir de uma professora que deveria ensiná-lo a lavar pratos para que ele tivesse alguma utilidade na vida”, conta a mãe adotiva Maria Salete Martins.

A utilidade ele encontrou no esporte, o caminho era o tênis de mesa, e lá ele ganhou medalhas, superou preconceitos e hoje, com 32 anos é reconhecido mundialmente como um dos melhores na modalidade, atualmente é campeão paulista, brasileiro, parapan-americano e mundial.

Iliane Faust também vai a Londres e treina desde os oito anos de idade quando entrou na APAE. Também de família muito humilde passou diversas dificuldades e sofreu muito com o preconceito pela deficiência. Teve problemas sérios na alfabetização e encontrou sucesso no esporte.

Seu comportamento é muito parecido com o do Lucas, é carinhosa, dedicada e principalmente treina muito. Iliane já foi casada, se separou e hoje com 36 anos tem um filho que não possui deficiência Intelectual e um novo companheiro.

Iliane também coleciona uma série de títulos, participou de três competições no exterior em 2011: 1º Campeonato Americano de Tênis de Mesa para Deficientes Intelectuais, de 26 de junho a 01 de julho em Caracas, na Venezuela; IIIº Global Games, de 24 de setembro a 04 de outubro em Genova, na Itália; Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011, de 08 a 22 de novembro em Guadalajara, no México, onde recebeu a medalha de ouro, junto com Lucas e conquistaram vaga das Américas para a Paraolimpíada de Londres 2012.

Nenhum comentário: