Rio -  O atleta paralímpico Vanderson Silva, de Barra Mansa, foi o vencedor da medalha de ouro ao bater o recorde brasileiro na prova de lançamento de disco com 44 metros e 77 centímetros na primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo e Natação. A competição foi disputada neste fim de semana, em São Paulo, com mais de 900 participantes.
O resultado reflete o sonho de conquistar uma das 35 vagas no atletismo para a maior competição do planeta para atletas de alto rendimento com deficiência. “Parece um sonho. Acordar todos os dias às 5 horas para treinar e chegar em casa só a noite, é uma luta diária que valeu muito a pena. Quero agradecer ao meu técnico Fernando Barbosa que fez esse sonho se tornar realidade, e também ao atleta e hoje gerente de projetos da Andef, Anderson Lopes, que foi meu grande incentivador dentro do esporte, diz o recordista.
Vanderson Silva bateu o recorde brasileiro na prova de lançamento de disco | Foto: Divulgação
Vanderson Silva bateu o recorde brasileiro na prova de lançamento de disco | Foto: Divulgação
Vanderson Silva, é amputado da perna esquerda, devido a um acidente de trem em 1998, na cidade de Barra Mansa, interior do estado do Rio. Como forma de reabilitação voltou a brincar com os amigos e mais tarde começou a praticar Natação, na cidade de VoltaRedonda. Em 2003, ele conheceu o trabalho da ANDEF, durante um evento e procurou a instituição em busca de um treinamento melhor.
Vanderson chegou a associação e resolveu fazer um teste com o Atletismo. Ele conseguiu se adaptar muito bem e sua primeira marca foi de 18 metros, no Lançamento do Disco, em 2003. Em 2004, a dedicação aos treinamentos fez com que Vanderson alcançasse a marca de 30 metros.
Reconhecida pelo nível técnico, a primeira Etapa Nacional contou ainda com a participação de competidores da Argentina, México, Peru, Equador, Venezuela, República Dominicana e Nigéria. Vanderson Silva, é recordista brasileiro e sul americano. No ano de 2006 sua marca foi de 43 metros e 64 centímetros.
"Não posso deixar de lembrar que toda a ajuda que recebi de algumas empresas como a Transfuturo, Plenaplan e Expresso Andressa foram fundamentais para conquistar esse título. Quero aproveitar e fazer um apelo, pois sem ajuda é impossível se manter no esporte", disse.
A convocação da Delegação Brasileira que participará dos Jogos Paralímpicos de Londres será divulgada na quarta-feira, no site do CPB. As empresas que quiserem patrocinar o atleta podem entrar em contato pelo e-mail atletavandersonsilva@gmail.com.