quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O poder da publicidade inclusiva | Inclusive

O poder da publicidade inclusiva | Inclusive
Imagem de 5 criancas, tres meninas - uma negra, uma loura e uma oriental, e dois meninos, um oriental e outro louro com sindrome de Down, sob fundo verde mostrando camisetas com preco de 6 e 7 dolares. Todos aparentam ter entre 5 e 6 anos de idade.

Anuncio da Target - O modelo Ryan, aparece do lado esquerdo da foto, de camisa laranja.

Por Patricia Almeida

Em pouco mais de 24 horas, Ryan e Noah viraram pop stars. E a Target, grande cadeia de lojas de artigos populares, se tornou a heroína das pessoas com deficiência. Isso sem fazer nada além do que vem fazendo, sem alarde, desde de a década de 80 – refletir a diversidade dos consumidores em sua publicidade.

Dessa vez, a iniciativa da Target, infelizmente ainda muito pouco seguida no mundo da propaganda, foi repercutida como nunca antes graças ao poder da internet.

Ao ver uma propaganda em que um menino fofo de uns 6 anos, com síndrome de Down, aparece junto a outras crianças anunciando camisetas, Rick Smith, pai de Noah, que também tem síndrome de Down, postou seus sentimentos em seu blog, Noah’s Dad (o Pai de Noah):

Menino de 1 ano com sindrome de Down vestindo camisa branca e gravata listrada sobre fundo branco - Em letras azuis - Hi, I'm Noah. Let's be friends.

Noah e filho de Rick Smith, autor do Blog Noah's Dad.

“Se você viu o anúncio da Target desta semana você pode não ter notado um menino adorável com camisa laranja brilhante sorrindo na página 9! E se foi assim, isso me faz feliz!

A razão da minha felicidade? Bem, o jovem elegante de camisa laranja é Ryan. Por acaso Ryan nasceu com síndrome de Down, e eu estou contente que a Target tenha incluído um modelo com síndrome de Down no anúncio ! :)

Não era um catálogo de “roupa especial para crianças especiais”. Não havia uma chamada em nenhum lugar da página proclamando orgulhosamente que “a Target tem o orgulho de apresentar um modelo com síndrome de Down no anúncio desta semana!” E eles não pediram que o Ryan vestisse uma camisa com a frase: “Nós não somos todos anjos”, impressa na frente.

Em outras palavras, eles não fizeram um estardalhaço. E eu gostei disso.

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