segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como montar uma casa acessível | Deficiente Ciente

Como montar uma casa acessível | Deficiente Ciente

E se você tivesse um problema de mobilidade?

Poucas residências são projetadas visando o deslocamento e uso do espaço por pessoas deficientes, mesmo já existindo parâmetros que indicam como construir um imóvel que atenda a todas as pessoas.

Na década de 1990, nos EUA, arquitetos da Universidade da Carolina do Norte desenvolveram um conceito chamado Desenho Universal, que orienta a projeção de casas capazes de abrigar qualquer morador sem necessidade de adaptação.

Uma casa acessível não serve apenas a cadeirantes e pessoas portadoras de deficiência. Todos nós, ao longo da vida, podemos encontrar situações nas quais ambientes com itens de acessibilidade nos auxiliariam, por exemplo, quando alguém sofre uma fratura ou torção, durante a gestação dos filhos, quando ficamos idosos e, é claro, quando por algum motivo adquirimos uma deficiência.

O arquiteto Haroldo Borille, membro do conselho de acessibilidade do CREA-SP (Conselho Regional Engenharia e Arquitetura), explica que adaptar uma casa cujo projeto não foi feito com base no desenho universal demanda uma reforma de grande porte. “Por exemplo, no banheiro, para que a norma seja seguida, terá que haver um diâmetro livre interno de 1,5 m, a instalação de barras de apoio, de assento no Box, e bacia sanitária com altura de 0,43 m”, menciona o arquiteto.

Casa Adaptada mostra soluções de acessibilidade para idosos e deficientes
Desenho Universal e decoração

Nenhum comentário: