segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cadeira de rodas que entra no mar chega a mais 5 cidades de SP | Deficiente Ciente

Cadeira de rodas que entra no mar chega a mais 5 cidades de SP | Deficiente Ciente

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência fechou convênio com cidades do litoral de São Paulo para ampliar o programa Praia Acessível, de cadeiras de rodas especiais que permitem a deficientes e idosos tomarem banho de mar.

A formalização do convênio, que envolve as prefeituras de Guarujá, Iguape, Cananéia, Mongaguá, Itanhaém, São Sebastião e Ubatuba, foi feita no dia 29/12/11.

Praia Acessível

O programa foi lançado pelo governo do Estado em fevereiro do ano passado, em Santos, Praia Grande e Ilhabela. Depois foram contempladas Guarujá, Bertioga e São Sebastião.

Ele prevê a entrega de cadeiras de rodas anfíbias que não afundam na areia e flutuam no mar –é necessário um acompanhante para auxiliar o usuário.

As cadeiras ficam em postos instalados nas praias. Para usar, o deficiente precisa apresentar documento dele e do acompanhante, e assinar um termo de responsabilidade. Monitores são responsáveis por transferir o deficiente da própria cadeira para a anfíbia e acompanhá-lo na praia.

A promessa do governo era entregar mil cadeiras até 2010, a serem distribuídas para todas as praias do Estado. O número final não foi divulgado.

Entre os critérios para a escolha das praias estão a presença de itens de acessibilidade como rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento.

Fonte: Folha de S. Paulo

Veja:

Nenhum comentário: