domingo, 1 de janeiro de 2012

Angra enfrenta problemas de acessibilidade para portadores de deficiência

Diário do Vale: Angra enfrenta problemas de acessibilidade para portadores de deficiência

Talita Ribeiro

Angra dos Reis

A arquitetura e a estrutura de Angra dos Reis têm sido um problema para quem possui algum tipo de dificuldade de locomoção. Em alguns locais a situação é tão crítica que o acesso se torna quase impossível para quem possui alguma deficiência física. Nem mesmo os prédios públicos, em sua totalidade, oferecem acesso.

A cidade que recebe um grande número de turistas ainda precisa passar por mudanças para atender a população e as pessoas que visitam o município.

De acordo com o vereador Ricardo Dutra (DEM), Angra dos Reis teve avanços significativos no que diz respeito a implementar melhorias para atender as pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém, segundo ele, ainda há muito para ser feito para permitir a inclusão de todos.

- A realidade do cadeirante, até pouco tempo atrás, era pior. Éramos praticamente expulsos das lojas e não encontrávamos qualquer local que tivesse a preocupação com a questão da acessibilidade. Em 1985 criamos a Associação dos Deficientes Físicos de Angra dos Reis, desde então estamos lutando para mudar essa realidade - destacou.

Conforme disse o parlamentar, algumas medidas positivas resultaram deste movimento pela acessibilidade: a preocupação em empreender as novas obras urbanas com rampas de acesso, vagas especiais de estacionamento, equipamentos de orelhão mais baixos e escolas e postos de saúde com rampas e banheiros adaptados.

- Temos vários estabelecimentos comerciais que estão se adequando à regulamentação federal que prevê essas modificações - disse.

Nenhum comentário: