segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jovens portadores de deficiência: sexualidade e estigma - Parte 1

Jovens portadores de deficiência: sexualidade e estigma - Parte 1

Caro leitor,
Durante as próximas semanas, faremos um estudo do artigo “Jovens portadores de deficiência: sexualidade e estigma" das pesquisadoras Ana Helena Rotta SoaresI, Martha Cristina Nunes MoreiraI e Lúcia Maria Costa MonteiroII. Acompanhe, hoje, a primeira parte desse artigo.

Resumo
O presente artigo pretende ampliar a discussão sobre deficiência e sexualidade valorizando as expectativas, crenças, desejos e experiências de jovens com deficiência física. Refere-se a um recorte parcial dos dados da pesquisa de doutorado "Vocês riem porque eu sou diferente, eu rio porque vocês são todos iguais: as dimensões da qualidade de vida em jovens portadores de espinha bífida", que objetivou discutir a qualidade da vida de jovens portadores de espinha bífida em duas culturas: brasileira e norte-americana.
A percepção, interesse e problematização dos participantes em relação à sua sexualidade e seus desdobramentos na sua família, serviço de saúde e círculo de amizades motivaram um maior aprofundamento da temática e apontaram para a necessidade de abordar o conceito sexualidade de maneira englobante. Os discursos dos jovens priorizam quatro aspectos relacionados à vivência da sexualidade: (1) sexualidade e cuidado; (2) sexualidade, imagem corporal e as características desacreditáveis; (3) a sexualidade do portador de deficiência física através do olhar da violência, e finalmente; (4) a sexualidade e interrogação das informações médicas

Leia mais: http://www.deficienteciente.com.br/2010/06/jovens-portadores-de-deficiencia.html#ixzz1FG5B442b
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: