quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Febraban - Capacitação Profissional

Febraban - Capacitação Profissional










A diversidade é uma característica da população brasileira. Aqui encontramos pessoas das mais variadas origens, culturas e cores. Temos brasileiros de origem européia, asiática, africana, oriental e indígena. O projeto “Valorização da Diversidade” reconhece esta característica de nosso país. Além de reconhecer esta diversidade, entende que é uma riqueza nacional e um fator de competitividade para o país e para as empresas. Por isso, tem como um de seus objetivos promover a igualdade de oportunidades para todos no mercado de trabalho bancário. Também visa gerar ações e metodologias que sensibilizem os vários setores da sociedade. É um projeto que define que o talento, a competência e o conhecimento – a educação - são os fatores essenciais para a participação no mercado de trabalho. É um projeto que combate o preconceito e a discriminação com base na cor, raça, etnia, origem, sexo, deficiências, idade, credo religioso e orientação sexual.
A Febraban e os bancos brasileiros, com apoio de diversas entidades como a Organização Internacional do Trabalho(OIT) o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF), estão desenvolvendo este projeto que diz respeito a todos os bancários e à sociedade brasileira em geral. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados também acompanha o projeto com muito interesse.
As ações que compõem o projeto “Valorização da Diversidade” incluem o levantamento e a sistematização das melhores práticas referentes às ações voltadas para a valorização da diversidade já existentes nos bancos; o mapeamento do setor por meio do censo – no qual sua participação é indispensável; a campanha de comunicação interna que esclarece o programa e convida todos a participarem: a pesquisa junto aos departamentos de Recursos Humanos sobre práticas de recrutamento, seleção, promoção; e a realização de discussões, reuniões, seminários e estudos com a participação das lideranças de todos os bancos com vistas a debater os desafios das políticas de diversidade. Este conjunto de ações contribuirá para a formulação de planos de ação que ajudem as instituições a atingirem a eqüidade no trabalho para pessoas pertencentes aos diferentes segmentos sociais que compõe a nossa sociedade.
Os bancos estão presentes no dia-a-dia de todos os brasileiros em todos os municípios deste país. Nossa missão de prestar serviços à sociedade e fomentar o desenvolvimento sustentável do país não estaria completa sem adequados estímulos à cidadania de todos os brasileiros, esquecendo preconceitos ou qualquer discriminação.
Vamos trabalhar juntos para bancos melhores e para uma sociedade melhor.


























Nenhum comentário: