quarta-feira, 2 de junho de 2010

VIDA EM MOVIMENTO - NÃO DEIXEM DE VER ESSE MARAVILHOSO SITE




O Vida em Movimento é um projeto que visa instrumentalizar professores para o ensino e a prática de atividades físicas, esportivas e lúdicas a crianças e jovens com deficiência, através de série de vídeo composta por 25 programas, produzidos pelo SESI – Serviço Nacional da Indústria e CNI – Confederação Nacional da Indústria em parceria com o Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas , responsável pela concepção e coordenação de conteúdo.

Para alcançar o objetivo proposto, a série adota uma perspectiva abrangente, refletida no nome escolhido. Assim, os programas mostram brincadeiras, jogos e esportes, no qual pessoas com todos os tipos de deficiência participam em situação de inclusão. O apresentador, Willian Coelho (Billy) é um jovem cadeirante, que mora sozinho, trabalha e participa de um grupo de teatro. Ele entrevista crianças, jovens, familiares e colegas em suas casas, escolas, locais de trabalho, teatros – enfim, onde a vida acontece.

Os programas mostram atividades físicas, educação, trabalho, esportes adaptados, recreação, acessibilidade e tecnologias assistivas, sempre do ponto de vista da inclusão. Os professores encontrarão recursos pedagógicos e alternativas práticas para a inclusão da criança e do jovem com deficiência na escola e em outros ambientes da sociedade. Muitos vídeos mostram a prática de esportes, atividades físicas, jogos e brincadeiras por crianças e jovens com vários tipos de deficiência. O objetivo é capacitar educadores de todas as áreas e em especial os professores de Educação Física, para que recebam esses alunos em suas aulas, com tranqüilidade e segurança, possibilitando o exercício da inclusão e não da “dispensa da aula”.

sigam o link : http://www.inclusive.org.br/?page_id=14010#assimvivemos




Os links abaixo referem-se aos programas individualmente e pertecem ao site Bengala Legal . Todos os vídeos contam com o recurso de audiodescrição (se você não sabe o que é audiodescrição, clique neste link e não deixe de visitar o Blog da Audiodescrição .) http://www.bengalalegal.com/livia.php


Compartilhar o Afeto – Síndrome de Down.

Conhecer e Conviver – Diversas Deficiências.

Eu Posso Ir – Desenho Universal.

Como Viver O Todos – Educação e Escola.

Deficiência Visual.

Deficiência Auditiva – Surdez.

Deficiência Física – Paralisia Cerebral.

Deficiência Mental – SD.

Basquete em Cadeira de Rodas – Esporte Adaptado.

Natação – Esporte Adaptado.

Atletismo – Esporte Adaptado.

Equoterapia – Esporte Adaptado.

Futebol de 5 – Esporte Adaptado.

Capoeira – Esporte Adaptado.

Judô – Esporte Adaptado.

Dança em Cadeira de Rodas – Arte.
____________________________________________





Os filmes abaixo também estão disponíveis no Bengala Legal e consistem em perfis produzidos pela Lavoro Produções para o programa Assim Vivemos, exibido pela TV Cultura em 2009. Os vídeos são igualmente audiodescritos.

Lilia Pinto Martins – Cadeira de Rodas e Acessibilidades.

Breno Viola – Judô – Síndrome de Down.

Virgínia Vendramini – Tapeçaria e Escultura

Luciano Alves – Pintura.

Mirian Esteves – Piano e Canto.

Virgínia Menezes – cantora e Professora de Canto Popular.

Cão Guia – Antônio Márcio e Raíssa.

Ailton Matias – Sapateiro com Deficiência Física e competência.

Lars Grael – Em paz com o corpo e com o mar.

Felipe Leite Costa – A Comunicação por Sinais – Surdez.

Lúcia e Fábio – Atores com Síndrome de Down.

Sandro Laina – Campeão Paraolímpico – Futebol de 5.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: