sábado, 26 de junho de 2010

Curso de Qualificação de Treinadores de Futebol: Inscrições abertas para o Nivel I até o dia 7 de julho

Curso de Qualificação de Treinadores de Futebol: Inscrições abertas para o Nivel I até o dia 7 de julho














A realidade do futebol mostra que a maioria dos treinadores que atuam na área é formada por ex-jogadores. Apesar da experiência prática, poucos são os que têm uma formação mais abrangente do esporte.



Com o intuito de qualificar esses profissionais é que o curso de Qualificação para Treinadores de Futebol Nível I, fruto de uma parceria entre o Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está com inscrições abertas até o dia 7 de julho de 2010.



A iniciativa, que acontecerá de 16 a 25 de julho 2010, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), neste módulo, é direcionada a profissionais graduandos e graduados em Educação Física e ex- atletas de futebol, que desejam atuar como treinadores em escolas de iniciação ao futebol para crianças e adolescentes.



De acordo com o professor Osvaldo Rocha Torres, coordenador do curso, a idéia é qualificar o profissional que atua ou deseja atuar no futebol, em equipes de categorias de base, na condição de treinador, para uma prática profissional competente e atualizada. “Queremos promover o aperfeiçoamento do treinador, que já está atuando na profissão, para que ele tenha subsídios e formação para exercer o trabalho da melhor maneira. Para isso, dentro da parceria com a CBF, a PUC Minas é a responsável por toda a parte técnico–pedagógica, preparando os treinadores, para desenvolver trabalhos específicos em áreas do conhecimento como educação física, gestão, psicologia, legislação, dentre outras”.



As primeiras etapas, desse curso inédito no país, foram realizadas em julho de 2009 e janeiro de 2010, na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. A iniciativa envolveu profissionais brasileiros e também estrangeiros. Esse ano, ainda será realizada o Curso de Qualificação para Treinadores de Futebol Nível III, no período de 10 a 17 de dezembro de 2010. Saiba mais



Resgate



O curso Qualificação de Treinadores de Futebol é uma meta antiga da PUC Minas, que começou a sair do papel em 2004, passando a ser executado com a formação da primeira turma, em julho de 2009. “A idéia envolveu inúmeros profissionais da Universidade, durante todos estes anos, para que o projeto de formação de treinadores se tornasse pioneiro no país. Trabalhamos muito, agregando profissionais de várias áreas, uma vez que para desenvolver um trabalho de alta qualidade, com jovens em formação, é preciso ter treinadores com formação específica. A União das Federações Européias de Futebol (UEFA) já desenvolve este tipo de iniciativa para treinadores há mais de 20 anos. Na Europa, a categoria só pode exercer a função se tiver o certificado dos cursos. Aqui no Brasil estamos caminhando para isso”, relata o professor Osvaldo.



Marco Antônio Teixeira, secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirma que o convênio com a PUC Minas foi essencial para a criação do Sistema de Qualificação de Treinadores do Futebol Brasileiro e na sistematização do conhecimento e da cultura brasileira no esporte mais popular do país. “O Sistema de Qualificação de Treinadores do Futebol Brasileiro era um objetivo antigo da CBF e foi concretizado em 2009, com o convênio com a PUC Minas, uma das maiores instituições de ensino do país. O Brasil possui os melhores profissionais de futebol do mundo e este curso possibilitará a formação de mais treinadores qualificados em todos os níveis de atuação, desde escolinhas até a categoria profissional, colaborando com o desenvolvimento contínuo do esporte no Brasil”.

.

Nenhum comentário: