sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vem aí a primeira etapa do Circuito de Surf adaptado realizado pela associação ADAPTASURF - RJ











ADAPTSURF
Vem aí a primeira etapa do Circuito de Surf adaptado realizado pela associação


A organização ADAPTASURF realizará a primeira etapa do Circuito ADAPTSURF, no dia 29/05, a partir das 9h30, no Posto 2 na Barra da Tijuca RJ. Este será o primeiro circuito de surf adaptado no Rio de Janeiro e vai reunir todos os alunos do projeto do Leblon e da Barra em um dia de competição.

No evento serão realizadas baterias de 2 a 4 participantes dependendo do número de voluntários com duração de 20 minutos. Uma equipe de juízes na competição julgará os participantes considero a distância percorrida na onda, o controle da prancha, além das escolhas das ondas e das manobras feitas pelos surfistas.

Cada competidor entrará na água acompanhado de um surfista voluntário, que o ajudará a entrar nas ondas, voltar e se posicionar no outside. Não haverá eliminações, sendo que todos os surfistas participarão ao menos de duas baterias ao longo do dia.

No final, as as de cada bateria serão somadas e ficará, provisoriamente, estabelecido o primeiro ranking ADAPTSURF até a próxima etapa, sendo que acontecerão mais três ao longo do ano.

A ADAPTSURF vai disponibilizar todos os equipamentos que serão utilizados durante o evento, como também uma equipe de profissionais especializados e com experiência em surf adaptado que coordenará o trabalho dos voluntários envolvidos.

[b]Mais informações:[/b] www.adaptsurf.org.br




Esportes Adaptados

Surfing for all

Adaptive surfing development program


ISA/PIRATASURF -



O Surfing for All é um programa de pesquisa e desenvolvimento do Surf Adaptado para integrar diversos tipos de deficiência nesta atividade, dando possibilidades e respaldos técnicos para a prática do Surf de maneira apropriada, direcionada e segura.



-Objetivo



O objetivo do programa é desenvolver junto às universidades, entidades que trabalham com o esporte surf , hospitais , centros de reabilitação, federações de surf e escolas, didáticas especiais e meios de adaptação através de formas variadas para que todos conheçam o surf adaptado e participem desta proposta. Através desta união, teremos oportunidade de conscientizar a sociedade de que os portadores de necessidades especiais são capazes de superar seus próprios limites.

Para o sucesso dessa proposta é necessário o empenho de cada um de nós, pois diante de milhões de deficientes no mundo precisamos construir uma dinâmica participativa destas pessoas na sociedade.
A historia do surf adaptado



“surf adaptado é uma maneira de deslizar nas ondas sentindo-se capaz de superar seus próprios limites, é uma modalidade prazerosa que atende a necessidade do praticante” (Alcino Pirata)



Não e possivel afirmar com precisao em que data e onde surgiu o surf adaptado. O que se tem conhecimento é que Alcino Neto Pirata ao sofrer o acidente em 1985 vem procurando desde então desenvolver o esporte adaptado e viaja o mundo divulgando surf adaptado buscando conhecer outras pessoas que praticam a modalidade. Quando Pirata já tinha seu estilo desenvolvido, ficou sabendo através de uma revista de surf que havia um sul africano que também surfava com uma perna só, vitima de um ataque de tubarão. Este fato levou-o a buscar ainda mais o desenvolvimento do surf adaptado



Pode-se dizer atraves de experiencias que o surf adaptado atualmente apresenta:

- um crescimento devido a divulgação, incentivo e acesso para a pratica

- uma mudança de conceitos em relação ao envolvimento da classe deficiente

- maior acessibilidade, materiais esportivos adequados, centro de treinamentos com mais acesso, patrocinadores dando suporte para atletas

- exploração das potencialidades

- busca pela superação de limites e exploracao do potencial individual



Metodologia

1.1 -Treinamento e capacitação de federações, técnicos e entidades

1.2 - Criações de meios de adaptação de materiais

1.3 - Desenvolvimentos de recursos para acessibilidade



2 - O surf adaptado

2.1- Porque praticar?

2.2 - O que esperar de um programa de surf adaptado?

2.3 - Benefícios da implantação de um programa de surf adaptado



3- IMPLANTACAO DO PROGRAMA



Feita em dois dias com temas abordados: Tipos de Deficiencias -Pranchas – métodos didáticos- segurança- acessórios – locomoção e transferência – perigos – precauções - Praticas e vivencias



Maiores Informações para Palestras: www.piratasurf.com.br

Telefone para contato: (13) 33834462



Surfing for All - ISA/Piratasurf - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário: