quinta-feira, 13 de maio de 2010

Organização dos Planejamentos da Educação Física, Desporto e Lazer das Apaes do Estado de São Paulo 2007.


VEJAM O PLANEJAMENTO COMPLETO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO NO SITE: http://www.apaebrasil.org.br/arquivo.phtml?a=12614



FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO (Gestão 2006-2008)

Coordenadoria de Educação Física, Desporto e Lazer: Planejamento
Organização dos Planejamentos da Educação Física, Desporto e Lazer das Apaes do Estado de São Paulo 2007.

I - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

1- Introdução:

A temática em discussão na atualidade, e com grande relevância na área educacional e
nas suas diversas vertentes, é a inclusão. O termo tem sua origem no verbo “incluir”, que significa, na Língua Portuguesa: 1. inserir, introduzir, 2. abranger, compreender, 3. conter em si, 4. fazer parte.

Hoje em dia, as escolas têm, em sua grade, disciplinas que se propõem a estimular os
alunos a pesquisar, desenvolver e traduzir as informações em conhecimentos necessários para que esses tenham condições favoráveis de convivência e atuação na sociedade.

A Educação Física, reconhecida e regulamentada desde 1998, por sua vez, como responsável pelo estudo e aplicação do mundo do movimento humano, não pode ser retirada de qualquer processo pedagógico sério e comprometido com as questões sociais.

(Oliveira, 1992) Portanto, é uma das disciplinas obrigatórias no processo educacional sendo integrante do currículo escolar pela sua relevância, porque transcende o entendimento puramente técnico.

As escolas têm – ou deveriam ter – profissionais formados e atualizados, atuando nesse processo educacional de forma a introduzir, eficientemente, a metodologia própria da área de Educação Física.

As intervenções ou informações, provenientes desta disciplina, certamente poderiam contribuir para despertar, nos educandos, o interesse e a curiosidade ao aprimoramento das ações psicossociais ou psicomotoras, oportunizando, dessa forma, uma inclusão ideal ou algo próximo dela.

Para Rosadas (1994, p.30), o objetivo da Educação Física, enquanto processo educacional, não é a simples aquisição de habilidades, mas sim contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas.

No aspecto social, ajudar a criança a estabelecer relações com as pessoas e com o mundo; no aspecto filosófico, ajudar a criança a questionar e compreender o mundo; no aspecto biológico, conhecer, utilizar e dominar o seu corpo; no aspecto intelectual, auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo.

A Lei Federal nº. 6839/80, que dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões estabelece a seguinte exigência:

Art. 1º - O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação aquela pela qual prestem serviços a terceiros.

O entendimento da importância e do alcance dessa função é imprescindível para que os
profissionais de Educação Física a exerçam, com plena consciência das atribuições que lhe são inerentes.

A oportunidade de atividades, sejam elas no âmbito da Educação Física escolar ou em
projetos especiais (como treinamentos de modalidades específicas e/ou eventos), tornam o processo de inclusão de pessoas com deficiência menos agressiva; vez que essas atividades são programadas de modo a respeitar a integridade emocional, social e física desses alunos, que tanto querem mostrar o seu valor e explorar o seu potencial.

Soares, Roberto Antonio – 2008 – Educação Física e Inclusão – In: Boletim Eletrônico da Federação Nacional das Apaes, nº 8 – ano 3 – abril, maio, junho de 2008.

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