quinta-feira, 27 de maio de 2010

Olimpiada do Conhecimento – Inovação e inclusão para deficientes



A Olimpiada do Conhecimento, criada pelo SENAI, é uma competição de educação profissional que visa premiar os seus melhores alunos. O evento foi criado em 2001 e, hoje, é o maior da América Latina na sua categoria.

VEJAM MAIS NO EXCELENTE SITE: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.thebest.blog.br/wp-content/uploads/projeto-deficiente-praia-1.jpg&imgrefurl=http://www.thebest.blog.br/deficientes-podem-ir-a-praia-acessivel-e-tomar-banho-de-mar/&usg=__C5_axL5JXk8YksGIbMraYFbBkog=&h=278&w=448&sz=24&hl=pt-BR&start=16&itbs=1&tbnid=Dsz7FfHRvge7DM:&tbnh=79&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3DVOLEIBOL%2BSENTADO%2BDE%2BPRAIA%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1



A Olimpíada do conhecimento tomam os 5 pavilhões do Riocentro e traz muita coisa legal, além da competição. O evento tem palestras e seminários gratuitos para todas as áreas, ações educativas, stands de parceiros do SENAI com informações de produtos, mostra de projetos inovadores e a mostra SENAI de ações inclusivas.

Nesta postagem eu vou focar apenas nas ações inclusivas e nos projetos inovadores votados para os deficientes físicos. Mas indico que você não deixe de ir ao evento, pois tem muita coisa interessante e projetos/lições que podem mudar a sua vida.

Para começar, a minha jornada da Olimpíada do Conhecimento sem mudar meu cotidiano em geral, ao chegar no evento fui surpreendido com a informação que as vagas destinadas para deficientes próximas ao pavilhão 1, a entrada do evento, estavam ocupadas por carros oficiais. Achei muito legal que o funcionário conseguiu me deixar bem próximo, mas isso não retira a falta de educação, bom senso e cidadania de quem colocou o carro ali.

O evento é muito grande e você pode se perder entre os pavilhões, porém tem muita gente trabalhando para lhe dar informações e evitar que você ande muito. Como o Vice-presidente da República se encontrava no evento, todos os carrinhos elétricos (do tipo de golfe) estavam destinados a ele e sua comitiva e o zero a esquerda aqui teria que andar mesmo.

O que me chamou muito a atenção no evento e talvez tenha me levado a ir neste primeiro dia em que foi aberto ao público foram as ações inclusivas e os projetos inovadores que foram prometidos. E realmente me surpreenderam e deram a sensação de que caminhamos em uma direção muito boa, pena que o investimento nesta área seja muito pequeno.

Vou começar pelo item que me levou a ter curiosidade em ir ao evento, uma bengala com sensores de infravermelho e ultra-som.

Ela promete indicar ao deficiente visual, através de vibração ou ruido sonoro, quando um obstáculo está a sua frente.







Clique na imagem para ampliar

Gostaria de deixar meu agradecimento ao Blogueiro Nickellis que teve a paciência e serviu de modelo na foto

Eu tive a oportunidade de testar o equipamento e comprovar que é muito funcional e ajudaria a um deficiente visual a caminhar tranquilamente na rua ou em qualquer ambiente com obstáculos. Ela ainda está nos moldes de um projeto e sem um acabamento comercial, mas mesmo nesse molde seria funcional e traria conforto ao deficiente.

No mesmo ambiente, podemos encontrar também uma cadeira de rodas Off-Road. Essa cadeira é destinada a pessoas que tem dificuldade de locomoção e desejam fazer passeios ecológicos, como caminhadas e trilhas leves.




O deficiente não tem nenhum controle sobre a cadeira e inclusive o torna totalmente dependente da equipe que está lhe acompanhando, mas como o importante é a sensação de liberdade junto a natureza isso se faz apenas um pequeno detalhe. Alias, a equipe deve ser bem treinada e forte pois precisará conduzir o deficiente por todo o caminho, seja empurando ou puxando a cadeira.

Você pode ter mais informações e ver fotos da cadeira no blog dos Caminhadores do RS. Aproveite para conhecer o trabalho da ONG, que coloca o eco-turismo ao alcance de todos.

A área de inclusão é grande, mas você também pode ter exemplos de pessoas que superaram as suas dificuldades e conseguem fazer as suas atividades profissionais de forma adaptada, mas sem perder a qualidade. No evento tinham costureiras cegas fazendo roupas e um técnico de montagem e manutenção de micros que utiliza os pés para montar e desmontar o micro, pois não tem os braços.

Também tem uma área para explicar como funciona o braille (escrita dos deficiente visuais) e a Libras (linguagem dos surdos e mudos) para o público em geral. Fora que ainda tem uma cinemateca adaptada, onde passam palestras e filmes relacionados a inclusão social dos deficientes.

Eu vou deixar os projetos inovadores para uma nova postagem, pois teremos um vídeo muito legal que mostrará o projeto de uma cadeira de rodas que aceita comando por voz e vários outros projetos legais. Mas se você quiser ver mais fotos do evento, clique aqui e acesse o meu flickr.

Nenhum comentário: