terça-feira, 25 de maio de 2010

Jogos Paraolímpicos de 2016 - Seminário de Orientação do IPC chega ao fim com maior integração e comprometimento entre todos

Jogos Paraolímpicos de 2016
Seminário de Orientação do IPC chega ao fim com maior integração e comprometimento entre todos

Integração e comprometimento maior entre todos os envolvidos foi o grande saldo do I Seminário de Orientação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) visando aos Jogos de 2016, que terminou no sábado, dia 22/05, no Rio de janeiro. Lideranças da entidade internacional, do Comitê Organizador, dos três níveis de governo, além do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, estiveram reunidos em um dia e meio de muito trabalho, troca de informações e compromissos com a realização dos melhores Jogos Paraolímpicos da história.

Na sexta-feira, primeiro dia do seminário, o IPC fez a maior parte de sua apresentação, já o sábado foi dedicado às apresentações do Comitê Organizador, dos governos federal, estadual e municipal e do CPB. Além de todos os aspectos relacionados à parte esportiva e comercial dos Jogos, um dos assuntos mais relevantes do encontro foi a força das Paraolimpíadas nas questões de acessibilidade e inclusão social. Ao final dos trabalhos, por sugestão de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador e do COB, ficou acordada a realização de um seminário sobre o tema, sob orientação do IPC, que dará as linhas mestras a serem seguidas.

O diretor executivo do IPC, Xavier Gonzalez comandou os trabalhos no sábado e ficou muito satisfeito com os resultados:

"É com prazer e até surpresa que chego ao fim do Seminário. Estou positivamente surpreso com o que já foi feito e sinto prazer porque, desde o primeiro momento, os paraolímpicos estavam incluídos. Esse começo foi muito bom", disse Gonzalez.

"Este seminário foi fundamental na preparação para 2016. Estou ainda mais confiante de que realizaremos maravilhosos Jogos Paraolímpicos no Rio. Precisamos fazer este novo seminário de acessibilidade para darmos continuidade ao que foi debatido aqui e alinharmos com as orientações do IPC", disse Nuzman.

Na sua apresentação, Andrew Parsons mostrou o trabalho quem vem sendo feito pelo CPB em seus quinze anos, desde a criação em 1995, deixando a audiência impressionada com a evolução do Esporte Paraolímpico Brasileiro. Parsons falou ainda sobre a participação brasileira nos Jogos, além dos projetos quem vem sendo desenvolvidos tanto no alto rendimento quanto na base.

Os números recentes impressionam e mostram que os Jogos Paraolímpicos estão entre os maiores eventos esportivos do mundo. Em Atenas 2004 foram 19 modalidades, 136 países, 3.806 atletas, 850.000 expectadores e uma audiência de TV acumulada de 1,8 bilhões de pessoas. Já em Pequim 2008, 20 modalidades fizeram parte do programa, com a participação de 146 países, 3.951 atletas, 3,44 milhões de expectadores, 5.600 jornalistas e uma audiência total de 3,84 milhões de pessoas.

"Saímos ainda mais confiantes na integração e alinhamento de trabalho. O Seminário foi uma importante etapa para levar a cultura dos Jogos Paraolímpicos para os demais envolvidos na realização do evento, mostrar também a grandiosidade dos Jogos Paraolímpicos. Por outro lado, o IPC também recebeu informações sobre o que está sendo feito aqui e essa troca é muito positiva", disse Parsons.

Fonte: CPB/Media Guide Comunicação

Nenhum comentário: