domingo, 14 de março de 2010

NOVA MODALIDADE PARAOLIMPICA : P E T R A


Nova Modalidade
Circuito Loterias Caixa


Crédito: Beto Monteiro

Durante o Circuito Loterias Caixa, que ocorre em Belém, uma nova modalidade esportiva foi apresentada ao público. Criada em 1989 na Dinamarca, a Petra é praticada desde o ano passado no Brasil. Uma parceria entre a ANDE, CPB e AETERJ fez com que o esporte viesse a ser exercido no país.

Um equipe de profissionais da AETERJ foi a pioneira. Eles estão em Belém apresentando o novo esporte.

“É uma modalidade dinâmica, veloz. Tem cara de esporte. É uma opção a mais para os atletas com paralisia cerebral”, explica Ana Cecília Frazão, classificadora de atletas PC e fisioterapeuta que trabalha com a equipe de Petra.

“Muito interessante! O esporte é ótimo, muito boa a iniciativa para atletas com paralisia”, disse, empolgado com a novidade, João Carlos Ferreira, atleta do lançamento de dardo, enquanto assistia a demonstração.

O Race Running, como é chamado no exterior, é uma modalidade do atletismo onde os atletas correm com os seus próprios pés apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o seu corpo. O corredor tem o apoio de um assento e de um suporte para tronco e o guidão é utilizado para direcionar.

Os atletas da Petra são classificados entre três diferentes classes: CP1, CP2 e CP3, sendo três a o grau de menor gravidade.

A CPISRA é a entidade que organiza o esporte em âmbito internacional e realizou um campenato mundial em 2009, na Dinamarca. O Brasil e mais seis países estiveram presentes. Os atletas nacionais conseguiram um incrível desempenho, conquiistando sete medalhas de ouro.

Os idealizadores do projeto foram o Professor Doutor Ivaldo Brandão e a Fisioterapeuta Doutora Tânia Frazão. Edinaldo Silva, educador físico, foi o responsável pela execução do projeto.

“A primeira tricicleta foi feita à base de vídeos da internet. Não sabíamos como fazer! Após a viagem a Dinamarca, conhecemos melhor o projeto e, com dicas dos dinamarqueses, evoluímos nosso equipamento”, disse Edinaldo, durante a palestra de apresentação do esporte.

Entre os dias 4 e 11 de julho, ocorrerá o primeiro Campeonato Aberto Europeu de Petra, em Copenhagen, Dinamarca.

Para outras informações sobre a Petra:
Ana Cecília Frazão - anaceciliafrazao@gmail.com
Edinaldo Gomes da Silva - edi_naldogomes@hotmail.com

CURIOSIDADE: Em homenagem a mascote das paraolimpíadas de Barcelona/1992, que se chamava Petra, que ao experimentar essa nova modalidade demonstrou uma incrível performance



Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)

Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Thiago Ypiranga (CPB) (Thiago.ypiranga@cpb.org.br/ 61 3031 3035/61 8161 9271)

Nenhum comentário: