terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O QUE É O SUOR ? VOCE SABE ?


Imagem retirada do site: www.corpohumano.hpg.ig.com.br/excrecao/suor.jpg


Saiba o que é o SUOR assistindo ao vídeo do YOU TUBE em ? http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1194003-7759-O+QUE+E+O+SUOR,00.html


Você já parou para pensar o por quê suamos?

Você até poderia responder que é a maneira que o nosso organismo encontra para reduzir o calor corpóreo e nisso você está certo. Mas, você sabe como isso acontece?

Pois bem, a membrana plasmática é fundamental nessa história!

Todos sabemos que uma das características das células vivas é sua capacidade de controlar o que entra e sai do seu interior e isso é feito através da membrana celular, ou seja, é a característica e composição da membrana que permite esse fenômeno.

Quando uma pessoa realiza atividades normais, a membrana de suas cnão permite que muita água entre ou saia. Porém, quando realizamos exercícios físicos, poros especiais formados por proteínas da membrana celular conhecidas como aquaporinas, abrem-se, assim como outros canais que possibilitam a passagem de íons (como sódio, potássio etc.), que participam na formação do suor.

Com essas aberturas, água e íons atravessam as células até atingir o ducto das glândulas sudoríparas, chegando à superfície da pele (ver esquema), possibilitando assim, a excreção do suor.

As membranas são estruturas dinâmicas que realizam papéis fisiológicos permitindo a interação entre as células e, com moléculas do ambiente, regulando o tráfego iônico e molecular dentro e fora da célula, conhecido como permeabilidade seletiva. Essa permeabilidade é uma importante característica da vida.

As pessoas que vivem em regiões quentes, adquirem um maior número de glândulas sudoríparas do que as que vivem em regiões frias. Tente pensar sobre este fato e, através das informações aqui contidas comente com os seus colegas como isso ocorre.




Banho, três vezes por dia ou até mais se precisar.
Se você encontrar uma doida na rua de cabelos molhados, sou eu, recém saída de um desses banhos, mas de batom e rímel, lógico!
Não sei o que é secador há mais de vinte dias.

Quando a família real portuguesa e sua comitiva aportaram por aqui, nos idos de 1808, já comentavam do asseio dos habitantes locais e não entendiam bem este nosso hábito dos banhos. Até que foram morar na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, no coração do Rio e ali sentiram o que era um país tropical bonito por natureza e quente que nem o caldeirão dos infernos. Imaginem aquele pessoal com aquelas roupas pesadas, de veludo e cheio de plumas!

Lá em Petrópolis, onde tem o Museu Histórico e que era a antiga casa de veraneio do imperador, tem também o local onde ele e a família iam se banhar, uma ou duas vezes na semana. É, pasmem, só isso! O local era fora do palácio e chama-se Duchas.

Agora eu pergunto, tem algum 'glamour' no verão?
Ah, sim, você pode falar das beldades nas praias, de biquini e pouca roupa! Mas, fora dali não tem graça suar e sentir-se melado.
Com licença, vou ali tomar um banhozinho. "Nóis é pobre, mas é limpinho!"

Nenhum comentário: