quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Natação Emagrece ou não emagrece?



VEJAM MAIS SOBRE SE A NATAÇÃO EMAGRECE OU NÃO NO SITE ABRIL : http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/natacao-emagrece-ou-nao-emagrece-666058.shtml

Como forma de perder gordura, a eficiência da natação varia de acordo com o desempenho do nadador, dependendo da velocidade do movimento, mas também da habilidade individual.

Em grupo ou individualmente, com professor ou em regime livre, nadar é bom para a saúde. Favorece o desenvolvimento harmonioso do corpo e pode ajudar a reforçar os laços familiares e sociais.

Um nadador hábil necessita de menos energia para se mover na água, pelo que tem de nadar uma distância maior do que uma pessoa menos experiente se quiser perder o mesmo valor calórico.

Quando pais e filhos partilham o mesmo desporto, não é só o corpo que sai a ganhar, são também o lado afetivo .

São inúmeras as vantagens que tornam a natação uma prática atraente. Eis algumas:


-Aumenta a capacidade de recuperação após os esforços físicos

-Proporciona maior força muscular

-Otimiza a resistência dos músculos

-Aumenta ou melhora a flexibilidade

-Proporciona maior proteção contra lesões

-Otimiza a ação dos músculos respiratórios

-Amplia o consumo máximo de oxigênio

-Diminui a frequência cardíaca de repouso

-Aumenta a capacidade de usar gordura como fonte energética

-Auxilia na queima de calorias em excesso

-Previne a obesidade na terceira idade

-Melhora a postura corporal

-Proporciona maior energia nas atividades diárias

Com todas essas vantagens, a melhor atitude agora é ir correndo, ou melhor, nadando para uma piscina!

Um comentário:

Visite www.arteautismo.com disse...

Olá professor Sergio, tudo bem?
queria muito conhecer um professor que entendesse de educação fisica para especiais. Parece que encontrei isso no seu blog. Gostei de saber os benéficios da natação.
Filipe faz natação e notei algumas melhoras. No entanto observo que seu professor saiba que ele tem autismo, deixa a desejar na questão de como ele faz isso.
O autista é disperso e não acompanha um treino como alguém disciplinado para isso. Filipe gosta de nadar. Mas como ele aprendeu . Ele faz os movimentos certos de borboleta , os exercicios debaixo d´agua . Mas não é uma sequência. Para quando quer e sai do movimento. O professor deixa. Não entra na água para cobrar isso. Para mim fica , sem sentido. reclamo e ele diz que tem de respeitar o tempo de Filipe.
E eu acho que respeitar Filipe é tentar fazer o possível para ele se benificiar dos exercícios. Assim ele nunca vai aprender.
Mas eu vejo uma resistência muito grande de alguns profissionais que cuidam de autistas. Eles no fundo não acreditam no seu potencial.
O que o professor Sergio acha desta questão?
Abraços.
Ray