sábado, 26 de dezembro de 2009

A escola e a busca pela integração do portador de Síndrome de Asperger


Queridos leitores, vejam abaixo o papel fundamental que a escola exerce na integração e socialização do aluno portador da síndrome de Asperger.

Socialização é a palavra-chave para o tratamento de pessoas com síndrome de Asperger. E a escola acaba ganhando um papel de destaque na busca pela integração.

Segundo especialistas, os educadores costumam ser os primeiros a identificar que a criança possui um comportamento diferente dos demais. Isso porque os traços característicos da síndrome ficam mais fortes quando as crianças estão na idade escolar, a partir dos três anos.

Para a psicóloga e psicomotricista relacional Clarissa Leão, a escola precisa estar atenta ao comportamento dos alunos. ``Expressões mecanizadas, linguagem rebuscada, dificuldade de flexibilidade, fixação por determinado assunto, pouca interação social e talentos inexplicáveis``, exemplifica Leão.

Uma grande dificuldade para perceber a criança com síndrome de Asperger é o seu alto nível de aprendizado. ``No aspecto cognitivo da aprendizagem, as crianças com esta síndrome costumam ter um nível de médio a alto``, diz. Isso acaba confundindo os pais e professores. ``Eles pensam que a criança que tira boas notas dificilmente terá problemas``, alerta.

Para a pedagoga Luciana Pafume, o educador deve aproveitar a linguagem rebuscada e o interesse aprofundado sobre determinado assunto do portador da síndrome para gerar mais conhecimento para toda a turma. ``O aluno deve estar sempre integrado a novas realidades e nunca pode ser retirado do seu espaço social``, afirma. O professor também deve estar atento a não expor a criança a situações de constrangimento. ``Conhecer mais sobre a síndrome vai facilitar o professor a identificar quando se trata de timidez ou de um problema mais sério``, adverte Leão.

Sobre a grande incidência de crianças com síndrome de Asperger serem alvos fáceis de bullyng, Luciana acrescenta que o educador deve estar atento à forma como os outros alunos reagem às diferenças. ``Surge então uma boa oportunidade para abordar assuntos como cidadania e diferenças e formar uma nova geração``, ensina.

Fonte: http://opovo.uol.com.br/
Imagem retirada do Google Imagens
VEJAM MAIS NO SITE:
http://deficienteciente.blogspot.com/search/label/Defici%C3%AAncias


vejam ainda sobre sindrome de Asperger 1 em : http://deficienteciente.blogspot.com/2009/12/sindrome-de-asperger-parte-1.html


vejam ainda sobre sindrome de Asperger 2 em : http://deficienteciente.blogspot.com/2009/12/sindrome-de-asperger-parte-2.html

http://deficienteciente.blogspot.com/2009/12/sindrome-de-asperger-parte-3.html

http://deficienteciente.blogspot.com/2009/12/sindrome-de-asperger-parte-4.html

Nenhum comentário: