segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AUTISMO E MUSICA


Entrar no mundo dos autistas é como entrar dentro do mundo da música.

Á medida que conhecemos mais a música, aprofundamos e ouvimos, mais vontade temos de perceber a sua lógica, o seu desenvolvimento e origem.

Mesmo sem saber partitura ou sem nunca tocar um instrumento ou cantar uma música, conseguimos perceber que se trata de música.

Perceber o autismo também é assim.

Quando se tenta entrar no mundo dos autistas, na primeira sequência de ritmos que vemos, percebemos se estamos diante de uma pessoa autista ou não.

Descobrir o autismo ainda nas primeiras notas, sem ter que ouvir a maioria da música é fundamental para que os pais e os profissionais cuidem melhor desses tesouros musicais, sim, porque as crianças autistas são tesouros musicais que não cantam, mas encantam… encantam por não sabermos que notas são aquelas.

Apenas sabemos que as notas existem e isso basta… Só alguns percebem que essas notas musicais silenciosas e desconhecidas fazem parte e compõem a orquestra perfeita do universo.

Mas como podemos saber a razão dessas notas musicais silenciosas se também não sabemos a razão das nossas notas musicais gritantes?!?
Dá que pensar!!!

Nenhum comentário: