terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ATLETAS Paraolímpicos na festa do COB


Daniel, Josiane e Walquíria são premiados


Crédito: Gisela Andreatta
O movimento paraolímpico marcou presença na principal festa do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico, segunda-feira à noite, no Maracanazinho. A festa que coroou Cesar Cielo, da Natação, e Sarah Meneses, do Judô, como melhores atletas do ano foi marcada pela emoção de Joaquim Cruz e pela descontração do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nadador Daniel Dias, a remadora Josiane Lima receberam os prêmios de melhores atletas paraolímpicos do ano, assim como a treinadora Walquíria Campelo, repetindo o resultado do voto popular realizado para o Prêmio Brasil Paraolímpico 2009.

Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, foi um dos homenageados pelo trabalho realizado na candidatura Rio 2016, que garantiu para a Cidade Maravilhosa os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Daniel Dias, que participou das apresentações do projeto para os membros do COI, voltou também ao palco neste momento, representando os atletas paraolímpicos, para receber a mesma homenagem.

O momento mais emocionante da noite foi quando Joaquim Cruz não segurou as lágrimas ao ser abraçado por João Havelange pouco antes de receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, prêmio concedido a atletas que fizeram a história do esporte nacional. Dono de duas medalhas olímpicos (prata e ouro) em provas de atletismo, Joaquim hoje mora nos Estados Unidos e treina atletas paraolímpicos.

Para Andrew Parsons, a festa desta segunda-feira, com a presença do presidente da República, do ministro dos Esportes Orlando Silva, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, mostra o caminho que o esporte brasileiro vai seguir.

“O Prêmio Brasil Olímpico é a grande festa do esporte brasileiro, e é um prazer ter a categoria paraolímpica participando, com o Daniel, a Josiane e a Walquíria confraternizando com os melhores atletas olímpicos. Fechamos com chave de ouro e um momento de integração, que mostra exatamente como foi este ano de 2009. O trabalho em parceria com o COB e os três níveis de governo para trazer os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para o Rio será a tônica de o caminho a seguir para que, além de realizar com sucesso o megaevento, tenhamos bons resultados dos atletas, tanto olímpicos quanto paraolímpicos”, disse Andrew Parsons.

Chave de ouro também foi a expressão usada por Daniel Dias, depois de receber mais um prêmio, o terceiro do ano, poucas semanas após vencer oito provas e estabelecer oito recordes mundiais no Mundial Paraolímpico de Piscina Curta.

“Fico muito feliz por no fim de um ano sensacional eu ainda receber este prêmio, e mais ainda pela homenagem por ter representado os atletas paraolímpicos em Copenhague. Só tenho de agradecer a Deus, aos meus pais e ao CPB por todo o apoio que venho recebendo em todos estes anos”, disse Daniel.

Para Josiane, o prêmio representou um reconhecimento que até pouco tempo atrás ela não conhecia:

“É um orgulho e uma realização receber este prêmio, como mulher e como representante do esporte paraolímpico. É tanta coisa que passa pela cabeça num momento deste. É uma honra e uma graça se sentir realizada através do esporte. Tantas vezes conseguia resultados expressivos lá fora, e, quando voltava a minha cidade parecia que nada tinha acontecido, dava a impressão de que vivia num mundo paralelo. Receber um prêmio deste é um reconhecimento e me dá certeza de que estou no caminho certo em busca de meus objetivos. Quero o ouro em Londres 2012 e pretendo trilhar um caminho até 2016. Estarei presente, não sei de que forma, mas com certeza vou participar.

Walquíria por sua vez, agradeceu a todos seus atletas ao receber o prêmio e ainda falou da realização de trabalhar com o esporte paraolímpico.

“A premiação é a consolidação de um trabalho. Só tenho de agradecer ao trabalho do CPB junto aos treinadores e aos atletas e isto me deixa feliz e confiante por saber que nas próximas competições e paraolimpíadas os técnicos vão ser ainda mais valorizados. Agradeço a Deus por ter me dado a capacidade de trabalhar com o esporte paraolímpico. Hoje é a minha vida. Acredito que quando o treinador faz as coisas com amor o resultado vem melhor do que poderíamos acreditar”, disse Walquíria.


Mais informações sobre o Prêmio Brasil Olímpico no site do COB: www.cob.org.br

Nenhum comentário: