sábado, 12 de setembro de 2009

Professora cria software educativo para deficientes físicos, sensoriais e mentais

Melhorar o processo de reabilitação global de deficientes físicos, sensoriais e mentais, contribuindo para a evolução da mobilidade, comunicação e acessibilidade. Estes foram os principais objetivos da professora de Terapia Ocupacional Ana Irene de Oliveira ao criar o software Desenvolve em sua tese de doutorado em Psicologia, na Universidade Federal do Pará – UFPA.

Com licença de uso gratuita, o Desenvolve ajuda a minimizar – ou até mesmo eliminar – as limitações de crianças e adolescentes com deficiências físicas, sensoriais e mentais. O programa funciona a partir do reconhecimento de figuras no computador e a adaptação do modo de interação entre o aluno e o computador permite que a resposta seja dada por diversos tipos de movimento, como piscar de olhos, cliques com pés ou mãos e até por sopro, entre outros. “Pedimos para a criança selecionar uma bola, por exemplo, e ela tem de procurar a imagem entre várias outras figuras. Dependendo da escolha, o software produz luzes e sinais sonoros que apontam se a resposta está correta ou errada”, explica.

A professora conta que o Desenvolve é capaz de aprimorar noções de espaço, quantidade e tempo, além da percepção de objetos do cotidiano. “A criança aprende a ter mais interação com o mundo e desenvolve habilidades cognitivas que promovem a inclusão social e pedagógica”, completa. Além disso, a utilização do software contribui com a socialização, pois permite estimular o desenvolvimento de autonomia e independência nos jovens. Dessa forma, a possibilidade de inclusão escolar se torna mais viável.

Com recursos de baixo custo, o Desenvolve substitui a utilização de tecnologias importadas, caras e de difícil acesso. O primeiro projeto do Desenvolve foi criado em 2002, quando a professora elaborava sua dissertação de mestrado. Mas só em 2005, foi possível custear a criação e implementação do Desenvolve, quando o projeto venceu a categoria Inovação Social do Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação Tecnológica (etapa Norte). Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Finep garantiu a verba necessária, inclusive, para a aplicação prática do Desenvolve em 80 crianças e adolescentes, previamente selecionados.

Em 2007, representando a Associação de Assistência à Criança Deficiente da Amazônia (ACDA), Ana recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2007, na categoria Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Concedida pelo governo federal, desde 1995, a premiação é dirigida a pessoas e organizações que realizam ações em favor dos direitos humanos. A edição de 2007 contou com a indicação de 286 projetos, divididos em 10 categorias.

Segundo a educadora, o software já está sendo utilizado em vários centros brasileiros de apoio a crianças e adolescentes com deficiências. O Desenvolve, além de diversos sistemas e documentos dirigidos a este público, pode ser encontrado no site do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta).

Nenhum comentário: