quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que fazer durante uma convulsão?

http://renatapinheiro.com/o-que-fazer-durante-uma-convulsao/

Você está indo trabalhar, percebe que tem alguém pedindo ajuda, pára o carro, vai ver o que está acontecendo e se depara com um desconhecido tendo uma crise convulsiva. O que fazer? Como ajudar?

O que é uma convulsão?

A convulsão é uma descarga elétrica anormal que acontece no cérebro. É considerada uma doença neurológica crônica (epilepsia) porém controlável com medicamentos.

Quais os sintomas?

Durante uma crise convulsiva, em geral há uma alteração do estado de consciência. A pessoa pode ficar com o olhar “perdido”, ou aparentar estar ouvindo porém não responder nenhum questionamento. O corpo sofre tremores. Pode haver vômito, urina e defecação, uma vez que há alteração também das funções fisiológicas.

Como fazer os primeiros-socorros?

Durante uma crise, o mais importante é garantir a segurança da pessoa. O ideal é colocá-la deitada no chão, afastando móveis e objetos que possam machucar. A cabeça deve ser protegida, colocando-se um travesseiro, roupas ou segurando-a. Se a roupa for apertada, afrouxá-la, e manter o ambiente ventilado. Manter a cabeça virada para o lado, para evitar engasgos com saliva ou vômito. Não dê líquidos até ter a completa certeza de que a consciência está recobrada.

Por mais que você fique ansioso, querendo ajudar da melhor forma possível, procure aguardar a chegada do serviço de emergência. Transportar a pessoa de forma inadequada pode trazer mais riscos. Imagine a pessoa se debatendo dentro de um carro comum? Ela pode se machucar batendo a cabeça no vidro, por exemplo. É importante levá-la a um hospital? Dependendo da gravidade da crise sim, é essencial. Mas isso deve ser feito com segurança. Se além da convulsão, houver parada respiratória o cardíaca, realize os procedimentos de ressucitação cárdio-pulmonar, se souber, ou ligue novamente para o serviço de emergência e siga as instruções que foram passadas pelo telefone.

A pessoa pode engolir a língua? Precisa segurá-la?

Não é possível engolir a língua. Pela alteração do tônus muscular, ela pode parecer “escorregar” pela garganta, mas na verdade está segura e na mesma posição em que permanece quando dormirmos. Tentar segurar a língua é um risco para você que está tentando ajudar, pois pode receber uma mordida involuntária.

Quem chamar?

Assim que possível, chame um serviço de emergência, como os bombeiros ou SAMU.

Como tratar?


A convulsão deve ser tratada por um neurologista.

De acordo com o histórico clínico e o resultado de um eletroencefalograma (EEG), o médico definirá o tratamento com medicamentos anti-convulsivantes. Em casos extremos, existe a possibilidade de realizar uma cirurgia que retira uma parte do cérebro onde as descargas elétricas se originam.

Nenhum comentário: