quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Faça seu Teste de Personalidade Gratuito.


http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/86234.html
http://www.bne.com.br/cores/default.asp TESTE DAS CORES
http://www.portaldigidesign.com.br/entretenimento/testejapones.htm TESTE DA PERSONALIDADE


http://www.rioserv.com.br/personalidades.htm TESTE DE PERSONAGENS

Descubra já seu Tipo de Personalidade e compreenda-se infinitamente melhor.
Pode fazer o teste no final deste post.

Uma breve história dos Tipos Psicológicos...

Em 1927, Carl Jung lança um de seus livros, “Tipos Psicológicos”, onde ele categoriza seus pacientes, e em consequência os seres humanos, em 3 critérios, que poderiam assumir duas posições opostas, criando oito tipos de personalidade diferentes. Ele não aprofunda muito seus estudos, pois seus métodos, apesar de ter conclusões fantásticas, eram talvez um pouco esotérico demais.
.
Na década de 50, duas moças, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, que eram directoras de uma fábrica nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial, e tiveram contratar várias mulheres, no lugar dos homens que saíram para o front. Elas começaram a observar grandes diferenças de comportamento entre eles, e conheciam o trabalho de Jung, então pensaram um desenvolver um indicador (teste não, pois não eram psicólogas, nem psicometristas) que pudesse captar os tipos psicológicos nas pessoas, para que se pudesse encaixá-las dentro dos diferentes tipos psicológicos, para entender suas expectativas, comportamento, entre outras características descritas por Jung.
.
Estudando um pouco mais da teoria, e aplicando na prática, elas identificaram que havia mais um factor em jogo, que alterava então toda a estrutura dos outros três. Deu-se então em 16 tipos, organizados pelos critérios: Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção. O interessante é perceber que as palavras assumem características diferentes do que é usado normalmente (exemplo: extroversão). Elas então criaram o indicador e chamaram-no de MBTI (Myers Briggs Type Indicator), que é como ele é conhecido hoje em dia.
.
Segue uma explicação breve das dimensões e características dos tipos:
.
A primeira dimensão do tipo de personalidade diz respeito a como interagimos com o mundo e, principalmente, onde obtemos e onde dirigimos a nossa energia.
.
Extrovertidos (E)
.
• São energizados quando interagem com outras pessoas
• Gostam de concentrar sua energia no mundo externo das coisas e pessoas introvertidos (I)
• São energizados quando despendem o tempo sozinhos
• Gostam de concentrar sua energia no mundo interno das ideias e pensamentos
.
A segunda dimensão do tipo descreve as duas maneiras diferentes como as pessoas percebem, ou assimilam as informações. Que espécie de informação notamos naturalmente? Algumas pessoas concentram-se no que é, enquanto outras no que é possível.•
.
Sensoriais (S)
.
• Normalmente prestam mais atenção a fatos e detalhes
• São pessoas mais realistas e práticas
.
Intuitivos (N)
.
• Tentam entender as conexões, significados e implicações
• São pessoas mais imaginativas e criativas
.
A terceira dimensão do tipo se relaciona com a maneira como tomamos decisões e chegamos às conclusões. Todos nós apresentamos uma preferência natural inata por tomar decisões baseadas na lógica ou em nossos sentimentos e valores pessoais.
.
Pensadores (T)
.
• Tomam as decisões mais objectivamente, pesando os prós e contras
• Valorizam a lógica e a justiça; um padrão para todos
.
Sentimentais (F)
.
• Tomam as decisões baseados em como se sentem acerca do assunto e como os outros serão afectados
• Valorizam a empatia e a harmonia; vêem a excepção para a regra
.
A quarta dimensão do tipo de personalidade (desenvolvida pelas Briggs) se relaciona a se preferimos viver de uma maneira mais organizada (tomando decisões) ou de uma maneira mais espontânea (assimilando informações).•
.
Julgadores (J)
.
• São mais felizes depois que as decisões foram tomadas
• Tendem a tomar as decisões rápida e facilmente
.
Perceptivos (P)
.
• São mais felizes deixando as suas opções abertas
• Tendem a sentirem-se ansiosos e inseguros ao tomarem decisões
.
Existem mais características observáveis em cada um dos critérios, mas acho que estas podem dar uma boa ideia do que cada critério mede. Então, conjugando essas quatro dualidades (como tenho chamado por oporem dois conceitos diferentes), obtém-se 16 diferentes tipos psicológicos, que podem ser agrupados como subgrupos usando diferentes critérios, com diferentes aplicações.
.
Na década de 70, David Keirsey, psicólogo americano, lançou um livro com um nome não muito pretensioso, pelo menos para os académicos: “Please Understand Me”. Neste livro, ele criou um desses subgrupos que citei acima, que ele veio chamar de Temperamentos. Estes Temperamentos que deram ao Inspiira.org seu maior insight, e o objecto de sua missão, de todas as aplicações e implicações de se compreender estes padrões de comportamento desta maneira. O modelo utilizado para os 4 temperamentos (contendo 4 tipos cada um), já havia sido usado no campo da filosofia, desde Galeno, e os gregos antigos, alguns até um pouco conhecidos, como Platão e Aristóteles.
.
Este modelo do Keirsey uniu a teoria levantada por Jung, o critério extra desenvolvido pela família Myers Briggs e também a ideia delas do indicador, mais a teoria dos Temperamentos que vinha carregando diferentes nomes na psicologia, e definiu os quatro Temperamentos, que são definidos pela presença de duas letras específicas no tipo das pessoas:
.
• SP: Sensorial Perceptivo (chamados Artesões) – Tipos: ISFP, ESFP, ISTP, ESTP
.
SPs desejam estar onde está a acção; eles procuram aventura e anseiam por prazer e estimulação. Marvin Zuckerman, um psicólogo americano, definiu esse tipo como "a personalidade que busca sensação". Os SPs acreditam que a variedade é o tempero da vida, e que fazer coisas que não são divertidas ou excitantes é uma perda de tempo.
.
• SJ: Sensorial Julgador (chamados Guardiões) – Tipos: ISFJ, ESFJ, ISTJ, ESTJ
.
SJs são pessoas sensatas, realistas e que são a espinha dorsal das instituições e os verdadeiros estabilizadores da sociedade. Eles acreditam em seguir as regras e cooperar com as autoridades; de fato, eles não se sentem nada bem em improvisar ou causar encrencas.
.
• NF: Intuitivo Sentimental (chamados Idealistas) – Tipos: INFP, ENFP, INFJ, ENFJ
.
Os NFs acreditam que a cooperação amigável é a melhor forma para que as pessoas atinjam os seus objectivos. Eles sonham em remover os muros de egoísmo e conflito que dividem as pessoas e têm um talento único para ajudar as pessoas a resolver as suas diferenças e assim trabalharem juntas. Tal harmonia interpessoal poderia ser um ideal romântico, mas os NFs são românticos incuráveis que preferem concentrarem-se no que poderia ser em vez do que no que é.
.
• NT: Intuitivo Pensador (chamados Racionais) – Tipos: INTJ, ENTJ, INTP, ENTP
.
Seja qual for o seu campo, os NTs esforçam-se por compreender o mundo natural em toda a sua complexidade. NTs desejam aprender acerca dos princípios abstractos ou leis naturais que descrevem a realidade, como também em descobrir a estrutura e função dos sistemas complexos do mundo; sejam sistemas mecânicos, orgânicos ou sociais. Eles são completamente pragmáticos acerca do como ganharão esse conhecimento.
.
Em resumo, os artesãos seriam as pessoas que curtem o momento, e querem viver todas as oportunidades, e aceitam o que for colocado para eles. Os guardiões são os pilares da sociedade, e as pessoas que querem manter tudo como está sendo feito, os tradicionais. Os idealistas são aquelas pessoas que vivem no mundo das ideias, sem se preocupar muito de que maneira vão executar qualquer plano de acção. E os racionais são preocupados com conceitos, ideias e teorias, e estão preocupados de que maneira podem usar seus conhecimentos para impactar na vida das pessoas. Grandes cientistas da história pertencem a este último grupo.

Nenhum comentário: