domingo, 9 de agosto de 2009

CENTRO DE APOIO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ




O Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS consiste em uma ação estabelecida por meio de parceria entre a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação - SEESP/MEC e as Secretarias Estaduais de Educação, e tem como objetivos promover:
a formação continuada de professores e de instrutores de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
a formação continuada de professores para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
a inclusão da Libras nas escolas brasileiras como componente curricular para alunos surdos e ouvintes.
a formação continuada de tradutor e intérprete de Libras para atuação nas escolas de educação básica.
a oferta de atendimento educacional especializado dos alunos com surdez ou com deficiência auditiva.
a produção de material didático na perspectiva bilíngüe.
a convivência entre pessoas com surdez e pessoas ouvintes.

VEJAM MAIS SOBRE O Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS EM: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://portal.mec.gov.br/encontro/img/mascote/escola_acessivel.png&imgrefurl=http://portal.mec.gov.br/encontro/includes/especial.html&usg=___kv6HRtXLEYgB4e6nH7OT7P-bYU=&h=440&w=300&sz=55&hl=pt-BR&start=84&um=1&tbnid=TPgz6yanaf0xSM:&tbnh=127&tbnw=87&prev=/images%3Fq%3Ddecreto%2Bn%25C2%25B0%2B6.571,%2Bde%2B17%2Bde%2Bsetembro%2Bde%2B2008%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D80%26um%3D1

Esta ação tem como fundamento a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

De acordo com esta proposta político- educacional, a educação especial deve estar articulada à educação comum. O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, dentre outros.

Neste sentido, a organização dos centros de referência para as pessoas com surdez visa apoiar os sistemas de ensino para que promovam a plena acessibilidade a estes alunos, no que se refere: à produção de material acessível, na formação docente e demais recursos e serviços necessários para a promoção da escolarização destes alunos.
O público beneficiário desta ação são: alunos com surdez e alunos com deficiência auditiva incluídos na educação básica e superior, pessoas com surdez e pessoas com deficiência auditiva da comunidade e professores que atuam com estes alunos nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino.
Atualmente, estão implementados 30 CAS: Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Macapá/AP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luis/MA, Belo Horizonte/MG, Montes Claros/MG, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Belém/PA, João Pessoa/PB, Recife/PE, Teresina/PI, Cascavel/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Mossoró/RN, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Porto Alegre/RS, São José/SC, Aracajú/SE, Ribeirão Preto/SP, Palmas/TO, Varginha/MG.

VEJAM O VÍDEO EM : http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://portal.mec.gov.br/encontro/img/mascote/escola_acessivel.png&imgrefurl=http://portal.mec.gov.br/encontro/includes/especial.html&usg=___kv6HRtXLEYgB4e6nH7OT7P-bYU=&h=440&w=300&sz=55&hl=pt-BR&start=84&um=1&tbnid=TPgz6yanaf0xSM:&tbnh=127&tbnw=87&prev=/images%3Fq%3Ddecreto%2Bn%25C2%25B0%2B6.571,%2Bde%2B17%2Bde%2Bsetembro%2Bde%2B2008%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D80%26um%3D1

PROGRAMAS DO MEC PARA OS MUNICIPIOS:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://portal.mec.gov.br/encontro/img/mascote/escola_acessivel.png&imgrefurl=http://portal.mec.gov.br/encontro/includes/especial.html&usg=___kv6HRtXLEYgB4e6nH7OT7P-bYU=&h=440&w=300&sz=55&hl=pt-BR&start=84&um=1&tbnid=TPgz6yanaf0xSM:&tbnh=127&tbnw=87&prev=/images%3Fq%3Ddecreto%2Bn%25C2%25B0%2B6.571,%2Bde%2B17%2Bde%2Bsetembro%2Bde%2B2008%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D80%26um%3D1

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