terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bancos giratórios que facilitam a mobilidade




Empresa especializada em adaptação veicular apresenta tecnologia que facilita o acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em veículos
http://www.programasobrerodas.com/noticias/headline-acessorios.php?n_id=650&u=1\

Segundo estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU), existem no planeta 650 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência – um a cada 10 habitantes, a maioria em países desenvolvidos. No Brasil são 24,5 milhões portadores de deficiência – 14,5 % da população – segundo o Censo de 2000. Em São Paulo, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) apontam 53.963 CNH (Carteira Nacional de Habilitação) especiais na capital e mais 128.302 no restante do Estado. E estes números tendem a aumentar.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia 500 brasileiros tornam-se deficientes em conseqüência de acidentes (com trânsito, quedas e armas de fogo) e doenças que deixam seqüelas. Para incentivar a mobilidade e diminuir a dependência, a legislação brasileira isenta deficientes de impostos na compra de carros zero-quilômetro. Com isso, a procura por carros adaptados tem aumentado significativamente. A principal dificuldade, no entanto, era o acesso ao veículo e muitas pessoas com mobilidade reduzida precisavam de auxílio para entrar ou sair dos carros.

Cada vez mais atenta às necessidades deste público, a Cavenaghi, principal empresa no mercado nacional de adaptação veicular e produtos para reabilitação de pessoas com deficiência física, lança com exclusividade no mercado uma nova tecnologia que facilita a entrada e saída dos veículos, em especial para paraplégicos e tetraplégicos que possuem maior dificuldade devido à imobilidade.



São bancos giratórios e móveis presentes em três diferentes modelos: o Banco Móvel, Rotante e Orbital. O Banco Móvel realiza um giro de aproximadamente 90º em direção à porta e desloca-se para fora do veículo por meio de trilhos, sendo transferido e acoplado a uma base especial de cadeira de rodas. O mesmo banco é tanto no veículo quanto na cadeira de rodas, o que descarta a necessidade de deslocar o cadeirante. Já o Banco Rotante também realiza giro de aproximadamente 90º em direção à porta e desloca-se horizontalmente para fora do veículo, porém não se desloca para ser utilizado na cadeira de rodas. Ambos os bancos suportam até 250 Kg.

O Banco Orbital Versão Manual faz o mesmo giro descritos nos modelos anteriores, porém seu deslocamento é vertical. Outro diferencial é que o banco é rebaixado ao sair do veículo, aproximando-o do solo, ficando no nível de cadeira de rodas padrão. O Banco Orbital Versão Automática funciona da mesma forma, porém possui um controle remoto que pode ser operado pelo próprio usuário, de maneira prática e ágil. Tanto a versão manual quanto a automática dos Bancos Orbitais suportam até 150 Kg. Todos foram testados em colisões de impacto conforme normas internacionais de segurança veicular (Crash – Text), o que não deixa dúvidas de que são extremamente eficientes e seguros.



Além da inovadora tecnologia dos bancos, a Cavenaghi também apresenta produtos diferenciados em seu segmento, como cadeiras de rodas da Quikie e da Otto Bock (empresa alemã), pneus coloridos, rodas traseiras de alta performance, garfos com alto amortecimento, rodas frontais produzidas em gel colorido e todos os tipos de adaptação veicular conforme a necessidade do cliente.

A Cavenaghi é hoje um dos principais centros de referência em reabilitação e mobilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na América Latina, agregando em um mesmo local loja, oficina, fábrica, setores administrativos, show room de produtos e serviços, salas de integração e acompanhamento terapêutico, além de um auditório (60 lugares) disponível à realização de convenções, palestras e cursos de aperfeiçoamento.

Serviço:

www.cavenaghi.com.br

Nenhum comentário: